Índice Glicêmico: Veja 5 alimentos que ajudam a controlar o açúcar no sangue

Não são só os diabéticos que precisam ter atenção com o Índice Glicêmico. Todas as pessoas devem cuidar da alimentação para controlar os níveis de açúcar no sangue e deixar o organismo regulado para evitar problemas. Veja alguns alimentos indicados para equilibrar a glicose em nosso corpo, e como eles atuam nesse processo.
Não são só os diabéticos que precisam ter atenção com o Índice Glicêmico. Todas as pessoas devem cuidar da alimentação para controlar os níveis de açúcar no sangue e deixar o organismo regulado para evitar problemas. Veja alguns alimentos indicados para equilibrar a glicose em nosso corpo, e como eles atuam nesse processo.
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Cristiane Coronel

Consultor:

Cristiane Coronel

Nutricionista Graduada pelo Centro Universitário de Brasília e pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul

Não são só os diabéticos que têm que cuidar do Índice Glicêmico no organismo. Através dos hábitos de vida e do seguimento de uma alimentação saudável, todas as pessoas precisam equilibrar os níveis de açúcar no sangue, para manter o corpo estável e em ótimo funcionamento. Para isso há diversos alimentos que, com seus componentes nutricionais, ajudam nesse controle e beneficiam a saúde como um todo.

Segundo a nutricionista Cristiane Coronel, estes alimentos devem ser introduzidos às refeições ao longo do dia, para garantir os benefícios de uma alimentação com Índices Glicêmicos equilibrados. "Isso vale tanto para os diabéticos, como para as pessoas que procuram perda de gordura corporal com controle de produção de insulina", reitera a especialista. Veja, abaixo, uma lista, elaborada pela profissional, com cinco alimentos que ajudam a controlar a glicose em nosso organismo:

Alimentos funcionais que regulam o Índice Glicêmico

1 – Farinhas funcionais: Farinhas como a da banana-verde, maracujá e de feijão branco, além de outros benefícios, possuem a capacidade de moderar índices glicêmicos. Por exemplo:

– A farinha da banana-verde possui amido resistente, o que ocasiona uma digestão mais lenta equilibrando os níveis de açúcares.

– A farinha de maracujá é rica em pectina, fibra solúvel capaz de reter água, formando um gel viscoso na parede gástrica, aumentando o tempo de esvaziamento gástrico. Muito eficaz no controle da Diabetes.

- A farinha de feijão branco possui uma alta concentração de faseolamina, uma proteína que funciona como um bloqueador de carboidratos.

2 – Abacate: Ótimo alimento para os diabéticos. Assim como as outras gorduras monoinsaturadas como azeite, nozes, castanhas, auxiliam na diminuição da resistência à insulina e na prevenção de doenças cardiovasculares, o contrário das gorduras saturadas.

O abacate é uma excelente opção de lanches como vitaminas ou misturado com adoçante natural para comer de colher. Como também em refeições sendo base de molhos.

3 – Aveia: Possui grande quantidade de fibras solúveis que ajudam a diminuir a velocidade de absorção da glicose, evitando picos de glicose. Além disso, a aveia também controla a absorção de colesterol.

4 – Grãos de chia e linhaça: A chia e a linhaça possuem fibras solúveis que estão relacionadas com a prevenção controle de picos glicêmicos. A chia torna-se um gel no trato gastrointestinal reduzindo a velocidade de absorção da glicose. Já a linhaça possui lignanas, substâncias também capazes de equilibrar esses picos. Também possuem ômega 3, ácido graxo que é benéfico para quem tem diabetes ou precisa controlar o açúcar sanguíneo.

5 – Batata Yacon: Uma pesquisa realizada pela Universidade de Franca (UNIFRAN), em São Paulo, afirma que o consumo diário de batata Yacon pode ajudar no controle da glicemia. Isto porque o alimento é rico em um carboidrato (frutooligossacarídeo) que age de forma semelhante as fibras no nosso organismo.

Um carboidrato simples pode ser rapidamente ingerido pelo organismo, aumentando as taxas de glicose e insulina, enquanto no caso do carboidrato da batata Yacon, ocorre o contrário. O corpo não consegue quebrar as moléculas desse carboidrato com tanta facilidade e por isso a absorção é mais lenta.

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