Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 13/09/2017

Como combater a anemia? Saiba como manter uma alimentação rica em ferro

Desânimo, cansaço extremo, corpo fraco e tonturas não combinam em nada com uma boa saúde e, por isso, não podem ser tratados com “normalidade” por nós. Apesar de ainda serem comuns no dia a dia das pessoas, os efeitos da anemia precisam de cuidados especiais e a alimentação deve estar no topo da lista de mudanças imediatas de quem necessita fortalecer o organismo e repor a deficiência de ferro e outros nutrientes no sangue.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, a anemia é uma condição em que os níveis de hemoglobina no sangue estão abaixo do necessário para o bom funcionamento do corpo. Logo, a doença consiste na pouca absorção de nutrientes que ajudam a manter o organismo estável. A falta de ferro, mineral responsável pela produção de células vermelhas, além de algumas vitaminas, são os principais motivos que acarretam quadros anêmicos.

“Para combater a anemia, é necessária a ingestão da vitamina B12 e C, pois estas auxiliam na maior absorção do ferro. É possível encontrá-las em vegetais de cor verde escura, como por exemplo, espinafre, rúcula, brócolis e couve. Além disso, uma alimentação rica em alimentos de carne vermelha, como fígado de boi, de proteína de alto valor biológico ajuda a prevenir a doença e manter o corpo saudável”, explica a nutricionista Bianca Sermarini.

Existem dois tipos de ferro. Fique atento aos alimentos

Bianca destaca que existem dois tipos de ferro: o ferro-heme e o não-heme. “O primeiro é encontrado nas carnes, sobretudo nas vermelhas. O segundo está em todos os vegetais. A diferença é que o ferro da carne chega mais bem absorvido no nosso sangue. Para se ter uma boa absorção do ferro dos vegetais, é necessário consumir fontes de vitamina C, encontrada em frutas”, completa a profissional.

Dicas para manter a alimentação rica em ferro e prevenir a anemia

– Para as pessoas que estão com os níveis de hemoglobina baixos, invista no consumo de carnes vermelhas, de preferência no horário do almoço. Assim, além de ingerir proteínas, o ferro também será absorvido durante a alimentação.

Caso seja adepto ao vegetarianismo ou veganismo, inclua os vegetais verdes escuros na alimentação, tais como o brócolis, espinafre, couve ou as leguminosas, como feijão, ervilha e grão de bico.

– Quando consumir os alimentos fontes de ferro, inclua acompanhamentos ricos em vitamina C, promovendo assim a biodisponibilidade entre os nutrientes, já que esse complexo vitamínico aumenta a absorção de ferro no organismo. Por exemplo, coma uma laranja como sobremesa após uma refeição principal com proteína.

– Atente-se à quantidade de vitamina A na sua alimentação, uma vez que a deficiência dessa substância também pode dificultar a absorção do ferro no organismo. Para isso, invista nos alimentos de cor alaranjada, como a cenoura, manga, batata doce, gema de ovo e mamão.