Benefícios do zinco: saiba por que é importante comer alimentos ricos no mineral

Diferentes tipos de carne, camarão, leite e cacau são algumas das fontes de zinco mais fáceis de serem encontradas
Diferentes tipos de carne, camarão, leite e cacau são algumas das fontes de zinco mais fáceis de serem encontradas

Que ferro evita a anemia e cálcio a osteoporose todo mundo sabe. Mas e o que dizer em relação ao zinco? A verdade é que embora o nome desse mineral seja bem conhecido nem todo mundo conhece os seus benefícios, ou mesmo faz alguma ideia do porquê ser importante consumi-lo. Por isso, nós elaboramos uma lista com as suas principais vantagens para que você acrescente de vez alimentos ricos nesse mineral na sua dieta.

Zinco ajuda na cicatrização

O primeiro ponto positivo em relação ao zinco é que ele ajuda no processo de cicatrização. Isso ocorre porque ele atua diretamente nos fibroblastos, que são células do tecido conjuntivo. Esse, por sua vez, vem logo depois do tecido adiposo, e por isso é um dos mais afetados por pequenos cortes. Por isso, para que as feridas fechem rápido, uma das principais sugestões é ter uma alimentação com quantidades satisfatórias de zinco.

Mineral tem ação antioxidante

Agentes antioxidantes são aqueles que combatem o excesso de radicais livres no nosso corpo. É bom lembrar que eles são responsáveis pela oxidação celular, colaborando para o envelhecimento precoce ou mesmo o surgimento de algumas doenças, o que inclui o câncer. Por isso, ter ação antioxidante, como é o caso do zinco, é muito importante para o nosso bem-estar, já que permite que o corpo se mantenha saudável ao fortalecer o sistema imunológico.

Zinco atua na produção e liberação de hormônios

Outra vantagem do zinco, e que nem todo mundo sabe, é que ele atua não somente na produção, mas também na liberação de hormônios. Dentre eles podemos destacar a insulina, que é deficitária no corpo de pessoas diabéticas. Por isso, o consumo do mineral é especialmente indicado para pessoas com essa doença, já que evita a hiperglicemia.

Outro hormônio que funciona de forma efetiva graças ao zinco é o do crescimento. Inclusive, o mineral também é responsável pela síntese de proteínas e pela divisão celular, e esses três fatores, combinados, permitem o crescimento sadio da criança. Por isso o zinco costuma ser muito mencionado quando o assunto é alimentação infantil.

Deficiência de zinco pode gerar diversos problemas

Agora que você entendeu as vantagens de consumir alimentos ricos em zinco é hora de entender o que a sua deficiência pode causar. Antes de mais nada, ele é essencial para a formação do feto, evitando o aborto espontâneo e o retardo neural, por exemplo. Por isso, o mineral é essencial na gravidez. Além disso, um corpo com pouca quantidade de zinco pode sofrer com diarreia, depressão, impotência sexual, dificuldade de aprendizado, queda de cabelo, unhas quebradiças e, claro, dificuldade de cicatrização.

Alimentos ricos em zinco

Para evitar todos esses problemas o ideal é investir em alimentos que possuam alto teor de zinco. De uma forma geral, ele está presente nos que são muito proteicos, como carnes brancas e vermelhas. Além disso, aparece em quantidades significativas no leite, na gema de ovo, no amendoim, nas sementes de linhaça, no camarão, nos cogumelos e até no chocolate amargo, já que está presente no cacau.

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