Os alimentos que contêm triptofano e como esse aminoácido atua no nosso corpo

Arroz integral, amendoim, castanhas, leite e banana são alguns alimentos ricos em triptofano
Arroz integral, amendoim, castanhas, leite e banana são alguns alimentos ricos em triptofano

Você sabia que existem nutrientes presentes em alimentos que são capazes de melhorar o nosso humor? Um deles é o triptofano. Esse aminoácido é um importante estimulante da serotonina, hormônio que ajuda a regular o humor, a sensação de sono, o cansaço e o estresse. Já viu como o triptofano é importante, né? Por ser um aminoácido essencial, ele não é produzido no nosso corpo e, por isso, deve ser ingerido por meio de alimentos. Saiba quais são os seus benefícios e em quais alimentos você pode encontrá-lo!

Triptofano auxilia no combate ao estresse e atua no tratamento da depressão

É provável que você já tenha ouvido ou até dito aquela frase "cara feia para mim é fome", direcionada muitas vezes para as crianças. Não é mentira que os alimentos têm um importante papel no nosso humor, principalmente aqueles com triptofano. Esse importante aminoácido é utilizado, inclusive, no tratamento da depressão. Pessoas que estão com quadros depressivos costumam não ter uma transmissão de serotonina tão efetiva quanto deveriam. E é aí que os alimentos com triptofano entram: por aumentarem a produção de serotonina, eles, consequentemente, provocam uma melhora no humor. Além disso, o aminoácido também atua diminuindo os níveis do cortisol, hormônio que está associado ao estresse.

Precisando melhorar o humor e a sensação de fadiga? O triptofano pode ser o seu maior aliado

Outro bom benefício do triptofano é que ele funciona como um estimulante natural contra a insônia e a fadiga. Por conta disso, alimentos com alto teor deste aminoácido são indicados para serem consumidos antes de dormir, para promover uma melhor noite de sono, e também no café da manhã para garantir maior sensação de bem-estar ao longo do dia.

Saiba quais alimentos são ricos em triptofano

Agora que você já conhece os benefícios do triptofano para o seu dia a dia e, principalmente, para o seu humor, deve estar se perguntando em quais alimentos ele pode ser encontrado. Grandes fontes de triptofano são o peixe (principalmente atum e salmão), pão e arroz integral, queijo, ovo, amendoim, castanhas, banana e leite. Ah, e sabe aquela sensação de prazer quando você come um chocolate? Ela também está ligada à presença do triptofano. As sementes do cacau contam com um grande nível do aminoácido.

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