Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Você sabia que a acrilamida é cancerígena? Aprenda a evitar o seu consumo
Guia Culinário 11/06/2019

Você sabia que a acrilamida é cancerígena? Aprenda a evitar o seu consumo

Para quem ainda não conhece, a acrilamida é uma substância química considerada cancerígena para o ser humano. Ela é produzida quando os alimentos são superaquecidos durante o preparo. Ou seja, se a comida for cozida, frita ou grelhada em altas temperaturas, os aminoácidos e açúcares podem reagir, produzindo essa substância maléfica. E para que você tenha um estilo de vida mais saudável, o ideal é evitar ao máximo o consumo de acrilamida. Para te ajudar, nós separamos algumas dicas de como evitá-la. Confira!

Evite cozinhar os alimentos em temperaturas altas demais

Para evitar a produção de acrilamida, o mais importante é que você não cozinhe, asse ou frite alimentos em temperaturas muito elevadas. Vale destacar que essa substância é produzida em alimentos ricos em amido, como batata, trigo, milho, arroz, cereais, grãos e raízes. Ou seja, o ideal é que você evite tostar alimentos como pães e torradas ou tubérculos como batata, beterraba e aipim. O mais seguro é cozinhá-los durante pouco tempo e em uma temperatura mais baixa.

Obs.: Uma boa dica é recorrer ao cozimento a vapor para o preparo de vegetais. Essa, inclusive, é uma ótima forma de preservar melhor os nutrientes dos alimentos.

Tente abrir mão das frituras

Alimentos fritos, de forma geral, costumam ser fontes de substâncias maléficas – são ricos em gorduras, estimulam o acúmulo de gorduras no corpo e também podem conter a acrilamida. Portanto, caso você queira evitar essa substância cancerígena, uma das principais dicas é deixar de comer (ou evitar ao máximo) batata frita, salgadinhos de festa, carnes a milanesa e outras frituras.

Os alimentos processados, em especial, são ainda mais danosos. As batatas congeladas, por exemplo, são previamente cozidas em altas temperaturas para depois serem fritas. Fora que elas têm aditivos químicos e uma quantidade muito elevada de sódio.

Obs.: Vale destacar que até mesmo as frituras preparadas na airfryer (sem óleo) podem ser maléficas, pois devido à alta temperatura da fritadeira, os alimentos podem produzir a acrilamida. Por isso, o mais indicado é realmente cozinhá-los na panela durante pouco tempo.

Sabia que o cigarro também é fonte de acrilamida?

Muita gente não sabe, mas dentre as diversas substâncias maléficas presentes no cigarro (nicotina e outras toxinas, por exemplo) encontra-se também a acrilamida. Vale lembrar que o tabagismo também estimula o envelhecimento precoce e é um dos principais causadores do câncer de pulmão. Portanto, se você quer ter um estilo de vida mais saudável e livre de toxinas, o ideal é fugir do cigarro.

Modere no consumo da cafeína

A acrilamida também está presente em bebidas e alimentos com muita cafeína: cafés, refrigerantes, alguns tipos de chás e achocolatados. Por isso, uma boa dica é também moderar no consumo desses itens. Lembre-se de que o mais importante para manter a saúde é nunca exagerar em nenhuma substância ou alimento.

Veja mais

Produtos relacionados