Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sem caloria: 4 formas inteligentes para substituir a fritura em sua alimentação
Guia Culinário 30/11/2015

Sem caloria: 4 formas inteligentes para substituir a fritura em sua alimentação

Resistir a tentação de um alimento frito é difícil… Mas é necessário! Apesar de serem muito atrativos ao paladar, as frituras carregam em suas composições diversas substâncias que, consumidas sem moderação, atrapalham o bom funcionamento do organismo. Por isso, há diversas formas de preparo que podem substituir esses alimentos de maneira sadia e saborosa. Que tal, por exemplo, optar pelos assados, cozidos ou grelhados?

As frituras, em geral, são tão práticas e saborosas, contudo, como são feitas imersas no óleo, absorvem parte dessa gordura que as tornam alimentos muito calóricos. “Quando pensamos em buscar uma vida saudável devemos evitar esses alimentos da nossa dieta. Os alimentos à base de fritura aumentam os riscos de surgimento de doenças cardiovasculares, aumento da pressão arterial, má absorção de nutrientes, riscos de desenvolvimento de câncer, acumulo de gordura abdominal e resistência a insulina que faz com que a pessoa se sinta mais cansada. Além disso, esteticamente, deixa o cabelo, pele e unhas enfraquecidas. Substitua as preparações fritas por preparações cozidas, assadas ou grelhadas”, destacou a nutricionista Larissa Conte.

É claro que, de maneira muito controlada, nós podemos uma vez ou outra fazer uso de alimentos mais gordurosos, contudo, existem muitas trocas inteligentes que te ajudarão a diminuir o consumo de frituras sem abrir mão do sabor. Veja algumas!

Opções saudáveis para substituir a fritura

– Peixes: Prepare na grelha, em temperatura bem quente. Assim, formará uma crosta que, além de ajudar a manter os nutrientes da carne, ainda deixará um aspecto crocante e saboroso.

– Carne bovina ou frango: As melhores formas de preparo desses alimentos são assadas, grelhadas ou cozidas, pois, sem a adição de gorduras, perdem calorias. Um filé a milanesa, por exemplo, também pode ser cozinhado assado. Basta temperar os filés com seus condimentos favoritos, passar na farinha de rosca e colocar em uma forma e assar em forno preaquecido.

– Ovo: Uma unidade de ovo cozido ou, até mesmo, frito em água, possui aproximadamente 66 calorias e 4,3 gramas de gorduras. Nesses dois método o valor calórico da preparação não aumentará. Já uma unidade de ovo frito em óleo possui em média 120 calorias e 9,3 gramas de gorduras.

– Legumes: Para preservar os nutrientes e as características do alimento, a melhor técnica de cozinhar é a vapor. Outra vantagem desse método, é que não agrega valor calórico à preparação, já que não é necessária a adição de gordura no preparo.

Produtos relacionados