Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Você conhece o iogurte skyr? Entenda no que ele se difere da versão tradicional
Guia Culinário 04/10/2018

Você conhece o iogurte skyr? Entenda no que ele se difere da versão tradicional

Você já ouviu falar no iogurte Skyr? Surgido na Islândia e cada vez mais popular pelo mundo, ele é uma opção saudável e supernutritiva para incluir no cardápio de quem segue uma alimentação saudável. Versátil, ainda tem a vantagem de poder aparecer em várias refeições diferentes – desde o café da manhã, sobremesa e lanche (seja puro ou com frutas e cereais) até o recheio de massas e molhos de saladas. Mas, afinal, o que será que faz essa versão do iogurte chamar tanto a atenção em relação à tradicional?

Iogurte Skyr foi inventado pelos vikings e tem mais nutrientes que a versão comum

Embora o iogurte Skyr esteja se popularizando agora, sua história não é de hoje: ele foi criado há 1100 anos atrás pelos vikings, na Islândia. Seu diferencial em relação à versão tradicional do alimento se deve a uma maior quantidade de leite utilizado na receita – quatro vezes mais que o que aparece no iogurte comum – e ao fato de aproveitar apenas a parte sólida e mais nutritiva da conhecida mistura feita com bebida pasteurizada, enzimas e as bactérias streptococcus e lactobacillus. Outro detalhe que chama atenção é a textura, que, por causa da forma com que é preparada, aparece mais grossa que a do iogurte comum.

Iogurte é livre de gordura e é rico em vitaminas, minerais e, principalmente, proteínas

Para quem quer seguir uma alimentação saudável ou deseja perder peso, o iogurte skyr é ainda mais indicado para o cardápio por ser totalmente livre de gorduras e ter poucas calorias e carboidratos. Além disso, como já falado, ele também tem a vantagem de ser rico em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo – como vitaminas, proteínas e minerais.

Devido à grande quantidade de leite utilizada em seu preparo, o alto teor de proteína é o que mais chama atenção: estima-se que em um copo de 170 gramas tenha, aproximadamente, 20 gramas da substância. E vale ressaltar que é justamente por isso que o iogurte é considerado quase uma refeição completa e é tão benéfico para a saúde – já que, por causa da grande concentração desse nutriente, garante mais energia para o corpo, ajuda a regular o nível de açúcar no sangue, aumenta a imunidade por contribuir para a produção de anticorpos e ainda faz bem para o sistema nervoso.