Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Querendo emagrecer rápido e com saúde? Conheça os alimentos termogênicos!
Guia Culinário 29/04/2015

Querendo emagrecer rápido e com saúde? Conheça os alimentos termogênicos!

Se você quer realmente perder peso de forma segura e saudável, não adianta só ficar contando as calorias que come, precisa investir nos alimentos termogênicos. Por isso que pular uma refeição ou viver apenas de saladas também não é a melhor forma de alcançar esse objetivo. Seguir, por exemplo, a dieta cromática, com variações e pratos coloridos, é a solução, sendo ainda mais eficiente quando atrelada à prática regular de atividades físicas.

Acontece que o nosso organismo precisa de uma “carga” para conseguir cumprir todos os seus papéis, até mesmo para queimar as gordurinhas extras. Sendo assim, as proteínas e carboidratos podem te ajudar no processo, fornecendo uma boa quantidade de energia, e com um metabolismo mais acelerado, o processo de emagrecimento ocorre com mais facilidade.

Existe um grupo de alimentos, chamados termogênicos, que precisam de uma maior queima de energia, por parte do corpo, para serem digeridos. “Acredita-se que estes chegam a ser responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia, incrementando a perda de peso e fazendo com que o organismo queime calorias mais rápido”, comenta a nutricionista Adriana Lúcia van-Erven Ávila.

Descubra os principais alimentos termogênicos!

Chá verde ou Camellia sinensis: além das propriedades termogênicas, o chá verde contém cafeína; o que potencializa a aceleração do metabolismo e, com isso, ajuda no emagrecimento. “Recomenda-se beber de 3 a 4 xícaras de chá ao dia, entretanto esse chá não deve ser tomado à noite, devido à cafeína, além de ser contraindicado para as gestantes, durante a amamentação e para as pessoas com gastrite ou úlcera gástrica, pessoas com arritmia, taquicardia ou naturalmente muito agitadas”.

• Chá de hibisco: a ele também se atribui a aceleração do metabolismo, por causa da ação termogênica, o que auxiliaria na perda de peso. Além disso, por fazer a pessoa urinar mais, perde-se líquido retido. “Importante alertar que a perda abundante de líquido pode provocar a queda do mineral potássio que pode gerar cãibra e este mineral também participa do batimento do coração.”

• Pimenta: considerada outro alimento termogênico, a pimenta ainda funciona como antioxidante e anti-inflamatória que “limpa” as células, permitindo também um bom funcionamento do corpo ao evitar o acúmulo de gordura e auxiliando assim no emagrecimento. “A pimenta é contraindicada para as pessoas com gastrite ou úlcera gástrica, hemorroida ou problemas intestinais (colite, síndrome do cólon irritável).”

• Gengibre: os cientistas da Universidade de Columbia (EUA) concluíram: chá de gengibre (1 colher de sopa de gengibre em pó em 180 ml de água), diminui a fome e estimula a produção de serotonina. Mas além disso, o gengibre tem ações anti-inflamatórias, antioxidantes e termogênicas que fazem o nosso corpo trabalhar mais e queimar as calorias. “Não é indicado para gestantes, mulheres que amamentam, pessoas com gastrite ou úlcera gástrica”.

• Canela em pó: outro agente termogênico é a canela em pó. Segundo estudos realizados nos Estados Unidos, foi descoberto que o seu uso diário favorece a perda de peso graças a essa ação, e também por reduzir a fome, principalmente para o sabor doce. A canela ainda tem ação anti-inflamatória. “A quantidade recomendada é de 1 colher de chá ao dia misturada a frutas, tais como maçã, pera ou banana ou ao leite ou ao iogurte – desnatados é claro. Não se recomenda a canela para as gestantes”.

• Guaraná em pó: esse agente termogênico é outro que contém cafeína, ajudando a aumentar a temperatura interna, elevando a nossa taxa metabólica e a queimando a gordura. “O seu uso não é indicado à noite para quem tem insônia e também é contraindicado para gestantes, mulheres que amamentam, pessoas com gastrite ou úlcera gástrica, nos casos de taquicardia, arritmia ou pessoas naturalmente muito agitadas”.

• Ômega 3: essa gordura está ligada à redução da produção da leptina, hormônio que diminui o metabolismo. A ideia é consumir alimentos como os peixes (sardinha, linguado, truta, namorado, atum, salmão), semente triturada de linhaça ou semente de chia, para que a produção desse hormônio caia e o metabolismo fique um pouco mais acelerado.

Porém, a nutricionista afirmou que a “fórmula” de dieta equilibrada, com calorias adequadas ao gasto calórico da pessoa, atrelada a realização de atividade física regular , junto ao gerenciamento do estresse, estas são e continuarão sendo as principais receitas para emagrecimento saudável.