Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Vinagre de maçã para o emagrecimento: Saiba como ele pode ajudar em sua dieta
Guia Culinário 22/06/2017

Vinagre de maçã para o emagrecimento: Saiba como ele pode ajudar em sua dieta

Você sabia que, dentre os diversos tipos de vinagres, o vinagre de maçã é um dos mais indicados para a dietas de emagrecimento ou perda de peso? Um dos temperos mais utilizados no dia a dia, seja para acompanhar saladas, amaciar as carnes ou montar deliciosos molhos vinagretes, o produto possui componentes nutricionais importantes que ajudam a reduzir as gorduras localizadas no corpo.

De acordo com a nutricionista Carolina Xavier, o vinagre feito à base de maçã é um dos mais indicados para dietas porque carrega, em sua composição, poderosos nutrientes naturais da frutas, principalmente as fibras solúveis, que facilitam a digestão, geram saciedade ao organismo e evitam compulsões alimentares.

“O vinagre de maçã possui pectina, uma fibra solúvel que facilita a digestão das gorduras e proteínas no organismo. Com isso, ele também auxilia no emagrecimento, na redução da circunferência abdominal e também na diminuição dos picos de insulina e redução do açúcar no sangue.”, explica a nutricionista.

Como utilizar o vinagre de maçã em uma alimentação saudável?

Segundo a nutricionista Carolina Xavier, o vinagre pode estar presente antes das principais refeições, fazendo com que assim nosso organismo adquira os benefícios do alimento: “Beba um copo de água (200ml) com uma colher de sopa de vinagre de maçã”, indica a profissional.

Além disso, o alimento pode ser colocados em saladas, para temperar e aguçar o sabor dos vegetais e em sucos de frutas, servidos pela manhã ou em lanches intermediários.

Consumo recomendado – A Dra. Carolina indica o consumo de duas colheres de sopa por dia: “Usar com moderação, pois o ácido acético pode agredir o estômago, causando gastrite e úlcera”, conclui a profissional.

4 principais benefícios do vinagre de maçã para saúde

1 – Aumenta a imunidade: O vinagre de maçã também é fonte de poderosos agentes antioxidantes, responsáveis por melhorarem o sistema imunológico e deixar nosso organismo livre de enfermidades, gripes e resfriados. Essas substâncias ainda previnem o envelhecimento precoce das células e concedem uma pele jovem e saudável por mais tempo.

2 – Proporciona saciedade: As fibras solúveis contidas no vinagre de maçã, além de facilitarem a digestão, ajuda a saciar mais facilmente, impedindo a ingestão de alimentos por gula, ajudando no controle do peso.

3 – Previne o diabetes: O consumo regular do alimento ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, evitando assim os picos de insulina comuns quando há um consumo alto de refeições ricas em carboidratos.

4 – Melhora a saúde do fígado: Os ácidos contidos no vinagre de maçã ajudam no bom funcionamento do órgão, facilitando o processamento das toxinas e na eliminação eficaz dessas substâncias, tornando o fígado mais saudável.