Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Molho vinagrete é saudável? Veja os benefícios desse tradicional acompanhamento!
Guia Culinário 14/06/2017

Molho vinagrete é saudável? Veja os benefícios desse tradicional acompanhamento!

Perfeito para acompanhar churrascos e servir de entrada nas mais diversas preparações, o molho vinagrete é tradicional e sempre bem-vindo no dia a dia. A mistura de cebola, tomate e pimentão, temperada no vinagre, além de saborosa, também pode ser altamente nutritiva! Descubra os benefícios do molho vinagrete para sua saúde!

O grande segredo do vinagrete é a união de sabores. Com um toque levemente ácido e sabor que harmoniza com receitas salgadas, o molho cai muito bem acompanhando arroz, saladas e carnes, dos mais diversos tipos e cortes. Além disso, por ser preparado com ingredientes naturais, o seu consumo ajuda a evitar o uso de produtos prontos, industrializados, e com conservantes, como ketchup, mostarda e maionese. Segundo a nutricionista Cristiane Coronel, o molho vinagrete, é uma iguaria prática e benéfica para nossa saúde:

“Dos molhos para saladas, o molho vinagrete é o mais saudável pois possui variedade de nutrientes que somam vitaminas, minerais, boas gorduras e fibras à alimentação. É versátil e combina também com pães, torradas, arroz e carnes. Além disso, o molho vinagrete é um fácil e rápido de preparar, sem contar que é feito com ingredientes que todo mundo sempre tem em casa”, explica a profissional, reiterando a pouca quantidade de calorias da iguaria:

“O vinagrete é considerado um molho light, pois três colheres de sopa tem em média 27 calorias, em comparação a 270 calorias do azeite puro ou 135 calorias da maionese industrializada”, completa a Dra. Cristiane.

Por que o vinagrete é um dos molhos mais saudáveis?

1º – Previne o envelhecimento: O vinagre de maçã e o tomate, por exemplo, são ricos em propriedades antioxidantes capazes de controlar as ações dos radicais livres e retardar o envelhecimento precoce das células do nosso corpo. Conferindo uma pele mais saudável e jovem por mais tempo.

2º – Fortalece o sistema imunológico: Fontes de vitamina C, os vegetais crus (cebola, pimentão e tomate) garantem a integridade da substância necessária para manter o nosso organismo livre de enfermidades, gripes e resfriados muito comuns nessa época mais fria do ano.

3º – Melhora o trânsito intestinal: As fibras alimentares encontradas na casca do pimentão e do tomate ajudam a facilitar o funcionamento do intestino, prevenindo assim a prisão de ventre e a constipação.

4º – Faz bem ao coração: A união desses alimentos torna a vinagrete um acompanhamento rico no ácido graxo ômega 3, 6 e 9. Essas substâncias são essenciais para o bom funcionamento do músculo cardíaco, diminuindo os riscos de AVC. derrame e infarto.

5º – Ativa a memória: O ômega 3 também é um estimulante para o cérebro, aumentando a nossa capacidade de memória, melhorando a concentração e tornando o órgão ativo e saudável por mais tempo.

Vinagrete saudável: Saiba como fazer em casa!

Ingredientes:

– 3 unidades de tomates maduros limpos

– 2 colheres de sopa de cebola cortada

– 1/2 unidade pimentão verde

– 1/2 colher de sopa de coentro in natura (item opcional)

– 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem

– 100ml de vinagre de maçã

– 50ml de água

– 1/2 colher de chá de sal. Utilize o sal rosa do Himalaia ou marinho

Modo de preparo:

Higienize e pique os tomates, a cebola, o coentro, o pimentão. Numa molheira junte os tomates, a cebola, o pimentão, os coentros. Todos picados. O vinagre, a água filtrada, o azeite e o sal a gosto, misture bem. Sirva preferencialmente o vinagrete à parte.

Recomendações de consumo – Para um prato de refeição, até quatro colheres de sopa do molho vinagrete são suficientes para deixar a comida ainda mais saborosa. “Não devemos exagerar no consumo, pois o vinagrete possui sódio, proveniente do sal e azeitona. Indivíduos hipertensos devem comer em pequena quantidade. Alérgicos a algum ingrediente da receita, devem evitar o consumo”, finaliza a nutricionista.