

Consultor:
Paola Lisbôa
Nutricionista formada pela Unigranrio, possui pós-graduação em Nutrição ClÃnica e Funcional pela VP Consultoria e em Metabolismo e Emagrecimento pela Uniguaçu, e atualmente está se especializando em Nutrição Comportamental no Instituto NC
Produto recomendado

Alho orgânico Taeq

Existem tantas opções de vinagres no mercado que fica difÃcil escolher! Tem vinagre orgânico, balsâmico, branco, tinto, de arroz e até vinagre de maçã... Ou seja, possibilidades diversas e diferentes para utilizarmos um dos ingredientes mais conhecidos na culinária, que traz tanto sabor e consistência à s comidas. Mas, dentre essas versões, você sabe qual é a mais saudável para o nosso consumo? Conheça alguns tipos desse produto e as peculiaridades que os diferem!
Muito usado para temperos, amaciar carnes, em conservas ou, até mesmo, substituir o sal nas receitas, o vinagre, independente do tipo, é um produto que se destaca pela baixÃssima quantidade de calorias e por acrescentar propriedades antioxidantes aos pratos. Segundo a nutricionista Paola Lisboa, embora seja um alimento saudável, as pessoas devem estar atentas ao consumo e escolher as versões mais naturais da iguaria:
"Todos os tipo de vinagre podem ser incluÃdos em caldos, sopas e em molhos ajudando assim a temperar os alimentos com menos sal. Pessoas com problemas de estômago, como gastrite graves e úlceras devem prestar atenção no consumo, sempre consultar nutricionista para encaixar no seu plano alimentar", explica a nutricionista, analisando, abaixo, as versões de vinagres mais usadas no dia a dia. Confira!
Conheça 7 tipos de vinagre importantes para sua alimentação saudável
1 - Branco: Segundo a nutricionista, o vinagre branco é o mais comumente encontrado. O produto possui baixo valor nutricional e seu sabor é mais picante que os outros. Por ser um alimento popular, seu valor de venda é bem acessÃvel.
2 - Balsâmico: Possui um sabor adocicado e uma boa quantidade de antioxidantes em sua composição, que ajuda a combater doenças cardiovasculares e melhora a digestão. Tem uma cor mais escura que os demais vinagres.
3 - Orgânico: Feito à base de produtos livre de agrotóxicos, essa versão se torna a mais saudável e indicada. "Possui um alto teor de nutrientes usado para dietas de restrição alimentar e perda de peso", analisa Paola.
4 - Vinagre de arroz: Preparado a partir da fermentação do arroz, essa versão do vinagre é leve, adocicada e cheia de nutrientes importantes. Embora seja conhecido para o preparo da culinária japonesa, o vinagre de arroz também cai bem com outros peixes, como o salmão.
5 - Vinagre de frutas: O mais conhecido é o vinagre de maçã, porém, uva, kiwi, manga e laranja, também estão na lista. São boas fontes de agentes antioxidantes para o nosso organismo, além dos minerais e vitaminas presentes.
6 - Vinagre de vinho (tinto e branco): Obtido da fermentação dos vinhos, o vinagre tinto é mais utilizado para o preparo de carnes e o vinagre de vinho branco para saladas de folhas e legumes. São conhecidos por combaterem o colesterol e diminuÃrem os nÃveis da pressão arterial.
7 - Vinagre aromatizado: para quem gosta de inovar nas preparações, o vinagre aromatizado é uma boa opção! É incluÃdo especiarias como ervas, alho e outros condimentos que tornam o produto (e a refeição) ainda mais saboroso.