Limpe o organismo: 5 alimentos que deixarão seu fígado saudável

Um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, o fígado precisa de nutrientes muito específicos para o seu bom funcionamento. Principalmente através de líquidos e fontes de fibras, ele manterá o nosso organismo saudável, contribuindo para a melhor qualidade de vida.
Um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, o fígado precisa de nutrientes muito específicos para o seu bom funcionamento. Principalmente através de líquidos e fontes de fibras, ele manterá o nosso organismo saudável, contribuindo para a melhor qualidade de vida.
Um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, o fígado precisa de nutrientes muito específicos para o seu bom funcionamento. Principalmente através de líquidos e fontes de fibras, ele manterá o nosso organismo saudável, contribuindo para a melhor qualidade de vida.
Um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, o fígado precisa de nutrientes muito específicos para o seu bom funcionamento. Principalmente através de líquidos e fontes de fibras, ele manterá o nosso organismo saudável, contribuindo para a melhor qualidade de vida.
Um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, o fígado precisa de nutrientes muito específicos para o seu bom funcionamento. Principalmente através de líquidos e fontes de fibras, ele manterá o nosso organismo saudável, contribuindo para a melhor qualidade de vida.
Um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, o fígado precisa de nutrientes muito específicos para o seu bom funcionamento. Principalmente através de líquidos e fontes de fibras, ele manterá o nosso organismo saudável, contribuindo para a melhor qualidade de vida.
Um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, o fígado precisa de nutrientes muito específicos para o seu bom funcionamento. Principalmente através de líquidos e fontes de fibras, ele manterá o nosso organismo saudável, contribuindo para a melhor qualidade de vida.
Um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, o fígado precisa de nutrientes muito específicos para o seu bom funcionamento. Principalmente através de líquidos e fontes de fibras, ele manterá o nosso organismo saudável, contribuindo para a melhor qualidade de vida.
Um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, o fígado precisa de nutrientes muito específicos para o seu bom funcionamento. Principalmente através de líquidos e fontes de fibras, ele manterá o nosso organismo saudável, contribuindo para a melhor qualidade de vida.
Giovana Morbi

Consultor:

Giovana Morbi

Graduada em Nutrição pela Faculdade São Camilo, é especialista em Nutrição Clínica e Ortomolecular com extensão em Nutrigenômica e especializada em Diabetologia Prática pelo Steno Education Center, na Dinamarca.

Se cada órgão do corpo humano possui uma função específica - veja os cuidados que devemos ter com intestino -, eles também precisam de atenções especiais e específicas para manter a nossa qualidade de vida. Assim é o fígado, uma das primeiras partes do organismo que sente os resultados de maus hábitos, sobretudo, alimentares. A boa notícia é que justamente através dos alimentos, nós podemos deixar essa importante peça funcionando de maneira exemplar.

Quando passamos dos limites e nos rendemos às tentações de comidas gordurosas, bebidas alcoólicas ou até mesmo através de muitas medicações, o fígado é sobrecarregado, pois praticamente tudo passa por ele. Para contornar essa situação, é preciso fazer uma dieta desintoxicante e consumir alimentos específicos que aceleram a recuperação.

A hidratação tem papel de eliminar as toxinas pelo suor, fezes e urina - e aqui vale ingerir qualquer líquido: água, suco natural, chá, sopa e alimentos ricos em água como melancia. As fibras tem o mesmo papel da água, mas para a parte sólida, eliminando as toxinas do organismos e regulando o funcionamento dos intestinos. Além disso, existem alguns alimentos "detox" que potencializam o processo de recuperação do corpo.

Sintomas de problemas no fígado

Nos dias seguintes a esses exageros é comum a sensação de "boca amarga", e segundo a nutricionista Giovana Morbi, "Isso é um sinal que o corpo envia para indicar que sobrecarregamos nosso fígado. Se ele não funciona bem, nosso corpo também não funciona". As consequências disso não são nada agradáveis: cansaço, resistência baixa, inflamações, pele opaca e ganho de peso.

No geral recomenda-se o consumo de alimentos frescos e crus para garantir a ingestão de uma boa quantidade de itens desintoxicantes, principalmente fibras e água. A couve, por exemplo, é uma excelente aliada que, além das fibras, tem vitaminas do complexo B que neutralizam toxinas e facilitam o metabolismo da gordura.

5 Alimentos que ajudam na saúde do fígado

Vinagre: Segundo a Dra. Giovana, ele possui uma substância chamada ácido acético, responsável pelo sabor característico do tempero que funciona como um adstringente, circulando rapidamente por todo o organismo e fazendo uma verdadeira limpeza interna.

Cúrcuma: A cúrcuma é um potente anti-inflamatório natural e estudos apontam sua capacidade de proteção do organismo contra infecções intestinais e diversos tipos de câncer. "A cúrcuma realça o sabor de qualquer alimento! Acrescente em seu tempero do dia a dia!", aconselha Giovana.

Limão: O limão oferece diversos benefícios a sua saúde, entre eles a função de antioxidante. "Experimente tomar 1/2 copo de água morna com limão pela manhã. Este hábito ajuda o fígado a eliminar toxinas que prejudicam o funcionamento do organismo. Em alguns dias sentirá sua energia revitalizada!", sugere a nutricionista.

Chá verde: O chá verde estimula o fígado, aumentando a eliminação das toxinas do nosso corpo. Mas a especialista alerta: "Cuidado com o excesso: a última xícara de chá verde deve ser tomada no máximo até as 5 da tarde, pois é estimulante e pode atrapalhar seu sono".

Chá de alecrim: O chá de alecrim é digestivo e também estimular o fígado. Giovana Morbi ensina: "Para fazer o chá, prefira o alecrim fresco. Basta colocar um raminho em uma xícara com água fervente e deixar repousar por alguns minutos, depois coe a água e beba. Se precisar adoçar, coloque um pouco de mel ou misture o chá com uma erva de sabor doce, como a cidreira ou hortelã. Mas não abuse da quantidade: duas xícaras de chá por dia é mais que suficiente".

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