Vamos remar! Saiba porquê esse esporte é um dos mais completos para a saúde

Remar é um dos exercícios mais completos para a saúde. A prática movimenta praticamente todos os músculos do corpo
Remar é um dos exercícios mais completos para a saúde. A prática movimenta praticamente todos os músculos do corpo
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Remar é um dos exercícios mais completos para a saúde. A prática movimenta praticamente todos os músculos do corpo
Remar é um dos exercícios mais completos para a saúde. A prática movimenta praticamente todos os músculos do corpo

Seja na água do mar, em rios e lagoas ou, até mesmo, nos aparelhos das academias de musculação, remar é um exercício e tanto para a saúde. Por ser considerado um dos esportes mais completos e benéficos para o nosso corpo, a atividade proporciona, além do total bem-estar físico, aquele prazeroso contato com a natureza que acalma a mente e traz paz interior e autoconfiança ao dia a dia. Descubra as principais vantagens dessa prática e conheça os cuidados necessários para ingressar no mundo do remo!

Tanto faz se for em grupo, em canoas e barcos, ou individualmente, como no caso do stand up paddle, remar é uma prática amplamente recomendada para quem deseja manter a mente tranquila e o corpo forte e tonificado. Perfeito para todas as idades, o remo é um esporte que movimenta todos os músculos do corpo e, por isso, é considerado uma atividade tão completa e benéfica, como explica o professor de Educação Física, William Isél:

"O remo trabalha os músculos dos membros inferiores e os superiores, sendo assim um exercício excelente. Sobre a melhora na saúde em semanas já pode sentir com mais disposição. Já os resultados estéticos demoram um pouco mais até porque é levado em consideração a intensidade, tempo e quantidade por semana", explica o profissional.

5 benefícios do remo para a saúde

1 - Fortalece a musculatura: Por ser um esporte que movimenta todos os músculos do corpo, sua prática constante ajuda a fortalecer os membros do corpo, aumenta a resistência física e melhora a saúde das articulações.

2 - Ajuda no emagrecimento saudável: Cerca de 600 calorias são perdidas em uma hora de atividade, que tal? Para as pessoas que desejam perder alguns quilinhos, o remo pode facilitar, principalmente se for associado a uma alimentação saudável.

3 - Melhora a postura: Para praticar a remada é necessário manter o corpo ereto e os braços e pernas nos lugares indicados, garantindo a eficácia no esporte e uma melhora na postura no dia a dia.

4 - Alivia o estresse: O contato com a natureza já é conhecido por trazer paz, bem-estar e ajudar a tranquilizar a mente. Já prática esportiva em si, ajuda a liberar a serotonina, o hormônio da felicidade que diminui os efeitos do estresse causado pela rotina.

5 - Ajuda no controle da respiração: Ao remar, você precisa estar atento à sua respiração. Por exemplo, ao puxar os remos, você inspira e ao empurrá-los, você solta o ar, ajudando no funcionamento dos pulmões e no transporte do oxigênio as células do corpo.

Vai remar? Saiba o que você precisa antes de começar

Embora pareça simples, para praticar remo é necessário estar atento aos sinais do corpo, ao movimento que será feito e ter sempre um profissional qualificado acompanhando e aconselhando:

"Jovens, adultos e até idosos podem praticar, respeitando a amplitude de movimento que o sujeito consegue executar. Para os iniciantes, deve ter ajustes com a postura, para não executar de forma errada e comprometer a região lombar. Além disso, pessoas com lesões nas articulações deve antes de começar, procurar um ortopedista", alerta o professor.

Musculação: Remar no aparelho tem o mesmo efeito da remar na água?

O chamado "remo seco" ou "remo indoor", é uma alternativa muito válida para quem não reside em cidades litorâneas ou não pode se deslocar para os rios e lagoas próximas. Muito utilizado em séries do crossFit, por exemplo, o exercício simula o esporte no aparelho trazendo os mesmos benefícios da prática, com a possibilidade de combinar outros exercícios musculares e movimentar ainda mais o corpo. Experimente!

* William Isél (CREF 037948 G/RJ) é professor de Educação Física especializado em musculação e treino de força.

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