Shake e vitamina são a mesma coisa? Entenda as suas diferenças

Para preparar shakes e vitaminas bem nutritivos você pode fazer diferentes combinações de frutas, verduras e hortaliças
Para preparar shakes e vitaminas bem nutritivos você pode fazer diferentes combinações de frutas, verduras e hortaliças

Muita gente acaba confundindo os shakes com as vitaminas, pois ambos são batidas mais consistentes e nutritivas. Só que existe uma diferença sutil e a gente vai explicar direitinho: enquanto as vitaminas são geralmente compostas por leite + alguma fruta, os shakes são mais completos, preparados com diferentes frutas, verduras, vegetais, suplementos e outros ingredientes que resultam em uma batida mais nutritiva. Quer saber mais sobre os benefícios e as diferenças desses dois? É só continuar lendo!

Shakes são mais completos e nutritivos

Uma das principais vantagens dos shakes é que eles são bem saudáveis e mais completos que as vitaminas, de modo que até podem substituir certos pratos - geralmente, lanches intermediários, que não estão entre as refeições principais do dia. O melhor é que existem várias combinações e possibilidades de shakes e uma boa dica é sempre variar. Você pode colocar iogurte, leite, alguns tipos de chá, combinações de frutas (banana e mamão, por exemplo), farinha de aveia, linhaça, cacau em pó, verduras de sua preferência e até mesmo umas oleaginosas, como castanhas do Pará, que são bem saudáveis. A proposta do shake é que seja algo realmente bem completo e saborosos, então pode caprichar nos ingredientes.

Só que, apesar de serem altamente nutritivos, é importante destacar que os shakes não devem ser consumidos como almoço ou café da manhã - refeições que são mais importantes e, nas quais, você deve mastigar (ato importante para produzir hormônios de saciedade) e ingerir outros alimentos essenciais.

Vitaminas funcionam como ótimos acompanhamentos

As vitaminas também têm um potencial nutritivo bem grande, pois são geralmente feitas a base de leite (integral, de soja, sem lactose, desnatado e por aí vai) com alguma fruta e outros ingredientes. A vitamina de banana é uma das mais queridas e saborosas - ela pode ser batida com aveia para ficar mais nutritiva e saudável, por conta da alta concentração de fibras. A de morango também é uma opção bem interessante - e, para variar, você também pode acrescentar outras frutas vermelhas, como a amora, framboesa, cereja e por aí vai. Coloque leite, um pouco iogurte e alguns grãos que tornem a vitamina mais saborosa. Geralmente ela funciona como um acompanhamento nutritivo para os lanches da tarde, então você pode fazer uma refeição com pães, torradas ou até mesmo um bolinho - fica por sua conta!

Você pode variar nas frutas e ingredientes

A parte mais gostosa de preparar shakes e vitaminas é que você pode misturar diferentes frutas, verduras e nutrientes que ficam supersaborosos. O ideal, inclusive, é que você tente variar com bastante frequência, para aproveitar todos os nutrientes de diversos alimentos. Muita gente, inclusive, prepara shakes a partir de chás que são benéficos para o corpo - uma boa receita é a do chá verde com abacaxi, limão e folhas de hortelã batidos no liquidificador. Além de rico em vitamina C e antioxidantes, esse shake também faz bem para o intestino e concede energia para começar o dia. A vitamina também pode ser preparada do jeito que você preferir, com iogurte ou leite e diferentes combinações de frutas - basta escolher!

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