Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Energia para o dia: Shakes e vitaminas para um café da manhã rápido e nutritivo!
Guia Culinário 15/02/2016

Energia para o dia: Shakes e vitaminas para um café da manhã rápido e nutritivo!

Respeitar a importância de se tomar um devido café da manhã é um dos mandamentos que todos devem seguir para buscar a melhor qualidade de vida através da alimentação saudável. Porém, quem nunca pulou essa refeição para chegar a tempo ao trabalho ou faculdade? Apesar da correria, é preciso encontrar soluções práticas para manter o corpo nutrido e forte e a solução pode ser mais fácil do que se imagina: basta escolher os ingredientes certos e jogar tudo no liquidificador. As bebidas como os shakes e vitaminas são perfeitas para manter a energia do dia a dia!

De acordo com a nutricionista Giovana Morbi, ao misturar os ingredientes certos, você fornecerá ao seu corpo tudo que ele precisa para começar o dia cheio de energia com apenas uma bebida. “Se você sai muito cedo de casa, peça desculpas aos vizinhos e avise que o liquidificador vai rolar logo cedo. É só bater tudo, colocar em um copo com tampa e canudo e ir bebendo seu shake enquanto vai para o trabalho, escola, faculdade, academia ou para onde quer que você vá”, explica.

Fazer a primeira refeição do dia, por mais que não haja apetite para isso, é muito importante para manter o corpo funcionando normalmente e evitar possíveis deslizes na dieta. Mas, caso esse hábito não exista, é bom começar devagar para acostumar e escolher alimentos saudáveis, orgânicos, que agradem seu paladar para compor as receitas. A especialista explica:

“Se você começa seu dia se desrespeitando, passando por cima de si mesmo e comendo coisas que não te agradam, com certeza isso refletirá em algum setor da sua vida no resto do dia. Você pode ficar mais irritado e desenvolver desejos por outros alimentos, mandar tudo para o ar e atacar a primeira guloseima que encontrar pelo caminho para suprir uma necessidade que você nem identificou qual é!”.

Para facilitar sua vida, Giovana Morbi sugere duas receitas de shakes bem nutritivos para seu café da manhã corrido:

Receita de vitamina rosa proteica

Ingredientes:

1 xícara (chá) de amoras (ou polpa sem açúcar)
1 laranja lima
1 xícara (chá) de morangos picados
2 colheres (sobremesa) de quinua, aveia ou amaranto em flocos
2 colheres (sopa) whey protein ou proteína vegetal sabor baunilha, 100ml de iogurte natural desnatado ou 100ml de leite desnatado

Receita de vitamina de frutas enérgicas

Ingredientes:

1 banana prata (sei que muitas pessoas não comem banana. Nesse caso, substitua por 1 tâmara para adoçar a vitamina de forma natural e acrescentar muitos nutrientes)
1 maçã pequena
1/2 xícara (chá) de morangos picados
1 colher (café) de canela em pó (opcional)
1 colher (sopa) de aveia
1 colher (sopa) de whey protein ou proteína vegetal sabor chocolate (se não tiver esse tipo de produtos em casa, substitua por 1 colher de sobremesa do cacau em pó)
200 ml de leite desnatado

Outras receitas da Taeq:

Vitamina com framboesa e laranja

Vitamina com bebida de aveia e farinha de chia

Vitamina de aveia, iogurte e castanha-do-Pará