Bons sonhos! Veja quais são os efeitos de dormir bem para a nossa alimentação

Justamente por ser o período do dia que ficamos sem comer é que bons hábitos alimentares também são necessários para domirmos bem. Veja a relação que nossa rotina alimentar tem com a nossa qualidade de sono e como podemos ter uma noite de desacanso mais tranquila e relaxante.
Justamente por ser o período do dia que ficamos sem comer é que bons hábitos alimentares também são necessários para domirmos bem. Veja a relação que nossa rotina alimentar tem com a nossa qualidade de sono e como podemos ter uma noite de desacanso mais tranquila e relaxante.
Justamente por ser o período do dia que ficamos sem comer é que bons hábitos alimentares também são necessários para domirmos bem. Veja a relação que nossa rotina alimentar tem com a nossa qualidade de sono e como podemos ter uma noite de desacanso mais tranquila e relaxante.
Justamente por ser o período do dia que ficamos sem comer é que bons hábitos alimentares também são necessários para domirmos bem. Veja a relação que nossa rotina alimentar tem com a nossa qualidade de sono e como podemos ter uma noite de desacanso mais tranquila e relaxante.
Justamente por ser o período do dia que ficamos sem comer é que bons hábitos alimentares também são necessários para domirmos bem. Veja a relação que nossa rotina alimentar tem com a nossa qualidade de sono e como podemos ter uma noite de desacanso mais tranquila e relaxante.
Justamente por ser o período do dia que ficamos sem comer é que bons hábitos alimentares também são necessários para domirmos bem. Veja a relação que nossa rotina alimentar tem com a nossa qualidade de sono e como podemos ter uma noite de desacanso mais tranquila e relaxante.
Justamente por ser o período do dia que ficamos sem comer é que bons hábitos alimentares também são necessários para domirmos bem. Veja a relação que nossa rotina alimentar tem com a nossa qualidade de sono e como podemos ter uma noite de desacanso mais tranquila e relaxante.
Justamente por ser o período do dia que ficamos sem comer é que bons hábitos alimentares também são necessários para domirmos bem. Veja a relação que nossa rotina alimentar tem com a nossa qualidade de sono e como podemos ter uma noite de desacanso mais tranquila e relaxante.
Justamente por ser o período do dia que ficamos sem comer é que bons hábitos alimentares também são necessários para domirmos bem. Veja a relação que nossa rotina alimentar tem com a nossa qualidade de sono e como podemos ter uma noite de desacanso mais tranquila e relaxante.

Manter uma alimentação saudável começa antes mesmo de acordarmos. Uma boa noite de sono também deve fazer parte dos hábitos das pessoas, já que é justamente nesse período o nosso mais longo tempo em jejum. Por isso, para o organismo trabalhar corretamente enquanto estamos descansando, alguns ingredientes devem fazer parte da rotina, para suprir as necessidades nutricionais do corpo. Confira!

Quando dormimos, o corpo trabalha intensamente repondo as energias necessárias e armazenadas no organismo, enquanto os hormônios, que são influenciados pelo sono, entram em sintonia, diminuindo a vontade compulsiva de comer. Essa é a razão de conseguirmos ficar sem fome durante as horas de sono, como explica a nutricionista Priscilla Goretti:

"Durante o sono são regulados hormônios como a grelina e a leptina, que são responsáveis pela fome a saciedade. Em dias de sono conturbado, poucas horas de sono, por exemplo, esses hormônios continuam em desequilíbrio, podendo levar ao aumento da fome ou a ausência do sinal de saciedade", analisa a profissional. Veja, abaixo, boas dicas para mantermos o sono em dia e deixar o nosso organismo preparado para uma tranquila noite em jejum!

6 dicas para uma boa noite de sono

- Organize o seu quarto: Mantenha-o sempre com uma temperatura estável e agradável. Deixe o cômodo arejado durante o dia e escuro à noite. Geralmente as pessoas relaxam e dormem melhor em ambientes escuros.

- Estabeleça horários: Proponha um ritmo de sono, para dormir e acordar, respeitando seu ritmo biológico. Tente ir deitar no mesmo horário todas as noites, mesmo no fim de semana, assim o seu corpo pode se adaptar melhor a essa rotina.

- Evite álcool ou bebidas com cafeína à noite: Bebidas e alimentos que estimulam a produção de energia para o corpo vão te deixar mais agitado na hora de ir para cama. Prefira um copo de leite morno, de preferência desnatado, ou um chá de camomila ou de flores. Uma boa dica para incrementar essas bebidas é acrescentar o mel. Esse doce tem propriedades relaxantes que ajudam corpo e mente a se acalmarem, além de um sabor delicioso.

- Faça refeições leves: Nada de comer alimentos e refeições muito pesadas durante a noite. Frutas e sanduíches leves caem super bem, pois, além de serem saudáveis, não vão deixar o estômago sobrecarregado na hora do descanso.

- Tenha pensamentos positivos: Evite pensar em tudo que deu errado durante o dia, em discussões, ou, até mesmo, no trabalho. Foque em pensamentos agradáveis para ter uma noite de sono calma e de qualidade.

- Leia um livro: Boas histórias podem contribuir para realçar os pensamentos, sobretudo, a imaginação. É importante desconecte-se da tecnologia e procurar algo para relaxar a mente antes de dormir.

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