Rolinho primavera: Como fazer? Saiba como podemos deixá-lo saudável e saboroso

O tradicional rolinho primavera também pode ganhar versões mais saudáveis e nutritivas para a nossa alimentação
O tradicional rolinho primavera também pode ganhar versões mais saudáveis e nutritivas para a nossa alimentação

Harumaki, pastel chinês ou, como é mais conhecido no Brasil, rolinho primavera. Você sabia que essa tradicional receita da culinária oriental - chinesa e japonesa - também pode ser uma opção saudável para o nosso cardápio da semana? Com algumas substituições de ingredientes e adaptações nas formas de preparo, essa delícia pode ser perfeitamente aproveitada no dia a dia alimentar. Saiba como!

Feito originariamente com massa de farinha de trigo ou mesmo de arroz, o rolinho primavera tem na variedade de recheios o seu grande destaque. Diversos sabores e combinações, sejam doces ou salgadas, possibilitam a essa iguaria ser extremamente saudável, além de conseguir agradar os mais criteriosos paladares. "Esse rolinhos são petiscos versáteis, fáceis de preparar e também uma opção para quem tem dificuldade em ingerir vegetais", enfatiza a nutricionista Patrícia Bertoni.

Rolinho primavera saudável: Dicas para deixá-lo mais nutritivo

1 - Massa do rolinho: A farinha de trigo pode ser substituída pela versão integral ou pela farinha de aveia, arroz e até amêndoas, que acrescentam fibras alimentares à refeição e proporciona saciedade mais facilmente. "Uma outra boa ideia é substituir a massa por papel de arroz hidratado", completa a nutricionista Patrícia Bertoni.

2 - Recheio do rolinho primavera: Para acompanhar uma massa saudável, é necessário garantir um recheio mais saudável ainda. Por isso, a dica da nutricionista é optar por com harmonizações de legumes, como cenoura, abobrinha e repolho, ou preparar algumas combinações com frango, por exemplo, frango com ricota ou mesmo frango com o mix de vegetais.

3 - Atente-se ao preparo do prato: Depois de montar todos os rolinhos que serão servidos, é hora de fritar ou assá-los. Segundo Patrícia Bertoni, a melhor opção é escolher a versão assada do alimento, garantindo assim uma menor ingestão de gorduras. Porém, caso prefira fritar, faça uma fritura saudável. Esta requer uma atenção ao óleo ou azeite que será utilizado, além da temperatura que a gordura será sujeita.

4 - Acompanhamentos: Se você pensa que o molho é indispensável para esse petisco, tudo bem, contando que ele também seja saudável. Geralmente servido com molhos agridoces ou o shoyo, eles também podem ser adaptados. "Molhos agridoces adoçados com Xylitol (adoçante natural) ao invés de açúcar e molhos à base de iogurte. E o shoyo, deve ser com baixo teor de sódio e diluído com água e limão", completa a nutricionista.

Recomendações de consumo: mesmo saudável, é bom não exagerar

O rolinho primavera pode ser uma opção saudável e muito saborosa para servir para os amigos em casa, porém, tudo com bastante equilíbrio. "Ao optar pelos fritos e com molhos seu consumo deve ser moderado. O excesso de glutamato monossódico (sal sódico) é prejudicial à saúde assim como o excesso de sódio", finaliza a profissional.

*Patrícia Bertoni (CRN 101586) é nutricionista especializada em gestão de qualidade e segurança de alimentos e atua na prescrição de fitoterápicos e suplementação. Formada pela UNIRIO, a profissional disponibiliza suas redes sociais para contato e informações: Instagram

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