Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Comida japonesa ou chinesa? Você sabe diferenciar? Veja qual é a mais saudável!
Guia Culinário 07/01/2016

Comida japonesa ou chinesa? Você sabe diferenciar? Veja qual é a mais saudável!

A culinária oriental é uma das mais tradicionais, estimadas e consumidas do mundo. Seus diversos pratos, receitas e ingredientes são utilizadas e aclamadas pela alta gastronomia sempre mantendo a cultura de cada região. Contudo, apesar disso, nem todos sabem diferencia-las. As comidas chinesas e japonesas, por exemplo, apesar da proximidade, possuem diferenças importantes tanto no quesito do sabor, paladar e preparação, quanto na parte nutricional de alimentação.

Em relação às dietas saudáveis, a cozinha asiática possui inúmeros elementos saudáveis que podemos aproveitar, como os peixes, legumes e verduras. Nessa questão, a culinária japonesa é praticamente imbatível! Segundo Vivianne Magalhães, na alimentação nipônica você encontra opções mais ricas nutricionalmente, como o salmão e atum. Eles fontes de ômega 3 e auxiliam em processos inflamatórios, na redução do colesterol, controle da diabetes.

Aproveitem a culiinária japonesa para curtir os benefícios do salmão, atum e as algas, pois contêm antioxidantes que auxiliam no combate aos radicais livres prevenindo o câncer, a pimenta, raiz forte e gengibre, que são ótimos termogênicos naturais para acelerar o metabolismo e queimar alguma gordurinhas”, aconselha a especialista.

O segredo é evitar, sempre que possível, as frituras. Devemos optar pelos cozidos, ensopados ou grelhados. “Prefira os sashimis, rolls, sushis – em pequena quantidade pelo fato do arroz conter açúcar. O molho shoyo ideal é o light, por conter menos sódio. E pessoas que possuam gastrite, azia ou úlcera devem evitar os temperos como raiz forte, pimenta e gengibre para não causar irritação no estômago”, sugere a nutricionista.

Como diferenciar a culinária japonesa da chinesa?

Satoru Yagi, chef japonês que comanda há 20 anos a cozinha do tradicional restaurante Sushi San-mi, em Niterói-RJ, ensina como fazer essa distinção:

“As principais diferenças estão nos ingredientes e sabores. Na China os pratos são feitos com carnes, macarrão, empanados e fritos. A culinária chinesa usa muitos condimentos, já a japonesa não. O predominante da culinária japonesa são arroz, os peixes crus, frutos do mar, os vegetais, cogumelos, as coisas mais delicadas, feitas com pouca gordura. Os japoneses são discretos em seus temperos, eles se resumem basicamente a molho de soja (shoyu), óleo de gergelim (mirin), pasta de soja (missô), saquê, vinagre de arroz e raiz forte (wasabi)”.

Caracteristicas e principais pratos da culinária japonesa

Na comida japonesa a ênfase é dada à variedade de pratos e arranjos, então tudo é servido em pedaços pequenos que são levados à boca com os conhecidos “pauzinhos” (hashi). “Um importante ponto é que muitos pratos da culinária japonesa usam açúcar, por isso os diabéticos precisam tomar cuidado com a quantidade que comem dessas preparações. O outro ponto é o sódio excessivo por conta do shoyu, hondashi, missô”, adverte a nutricionista Adriana Ávila.

Sushi: Bolinho feito com arroz (gohan) temperado com vinagre, açúcar e sal, combinado com diferentes peixes, frutos do mar, vegetais ou ovo. Geralmente é servido com wasabi, mas é mais comumente consumido com o molho shoyu.

Tempura: São pedaços fritos de vegetais ou frutos do mar, envolvidos em uma fina camada de massa feita com farinha, ovo, água, fermento e uma espécie de Sazon japonês com sabor de peixe (Hondashi). A fritura é realizada em óleo muito quente, durante poucos minutos. É servido com molho agridoce.

Yakitori: É o espetinho japonês, feito com pedaços pequenos de alguma proteína (ex: frango, shitake, carne bovina, carne suína, camarões, lula) ou legumes, montado em espeto de bambu e grelhado sobre carvão. Geralmente é servido com molho tare (feito de mirin, saquê, shoyu e açúcar).

Características e principais pratos da culinária chinesa

De uma maneira geral as iguarias chinesas são mais aromatizadas e temperadas. Entre as especiarias que são mais comumente utilizadas estão a pimenta de sichuan, mostarda picante, anis-estrelado e o gengibre. A proposta é sedutora, mas a nutricionista Vivianne Magalhães faz um alerta:

“A culinária chinesa, por conter alimentos geralmente empanados ou fritos, não seria indicada para pessoas com colesterol alto, hipertensão ou que estejam com vontade de emagrecer. São alimentos bem caloricos. Porém, se a vontade de comer for muito grande, prefira o yakissoba de legumes – em pouca quantidade -, já que as carnes utilizadas no prato geralmente são fritas”.

Yakisoba: É geralmente feito com macarrão do tipo lámen, vegetais e carnes (peixes, frutos do mar, porco, boi ou frango), temperado com molho de soja (shoyu) e óleo de gergelim (mirin), e pode ser frito ou não.

Gyoza: É feito com massa de arroz e recheado com carne (suína ou bovina) e vegetais, pode ser cozido ou frito, e é consumido com molho a base de shoyu.

Harumaki: É um rolinho feito de farinha de trigo, água e sal que é frito e fica extremamente crocante. Pode ser recheado com legumes, camarão, queijo e, em versões modernas, doces como queijo e goiabada, banana e canela, entre outros. Ele é servido acompanhado por molho agridoce.