Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como consumir aveia? Em flocos, farinha ou farelo? Entenda as diferenças
Guia Culinário 13/07/2017

Como consumir aveia? Em flocos, farinha ou farelo? Entenda as diferenças

Farelo, flocos e farinha não são tudo do mesmo saco. E, quando falamos em aveia, parece que essa confusão fica ainda maior. Apesar das semelhanças, essas três formas são muito diferentes, principalmente em relação às suas preparações, usos e consumos, no dia a dia. Entenda mais sobre o que distingue esses tipos de alimentos e as melhores formas para aproveitá-los em um plano alimentar bom, saudável e equilibrado.

Falar dos benefícios nutricionais da aveia é praticamente “chover no molhado”. Um dos cereais mais consumidos no dia a dia, seja no café da manhã ou em lanches entre as principais refeições, o alimento, além de poderosos para a saúde, também é incrivelmente versátil e, por isso, pode ser utilizados das mais diferentes formas e distintas preparações para acompanhar as nossas receitas culinárias.

Quais são as diferenças entre flocos, farelo e farinha de aveia?

– Flocos de aveia: A aveia em flocos acontece quando os grãos do cereal estão inteiramente prensados. Dessa forma, não há perda nutricional, pois mantém integralmente todos os seus principais componentes, apresentando, principalmente, uma incrível quantidade de fibras alimentares, além de proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. Nessa versão, entretanto, o alimento tem menos versatilidade culinária, mas, mesmo assim, pode fazer parte de diversas preparações.

– Farelo de aveia: Essa forma é obtida através da casca dos grãos, ou seja, a parte externa da aveia, sendo uma ótima fonte de fibras solúveis e insolúveis, que atuam na regularização intestinal, no controle dos níveis de açúcar no sangue e também do colesterol. Na culinária, ele pode ser aproveitado em pratos com frutas, em batidas variadas ou em iogurtes.

– Farinha de aveia: Essa variação da aveia acontece a partir de uma moagem da parte interna do cereal. Nesse processo, há uma pequena perda de nutrientes, sobretudo as fibras alimentares presentes na casca, porém, em contrapartida, as outras composição se mantêm intactas, sendo também um ótimo aliado para a saúde. Na cozinha, esse tipo de produto é utilizado como substituta de farinhas brancas, na composição de bolos, tortas e pães integrais.

*Outras formas: Além das formas citadas (em flocos, farelo e farinha), existem outras maneiras de se aproveitar o cereal. As aveias com sabor, instantâneas ou adicionadas em outros produtos estão cada vez mais disponíveis no mercado, contudo, nesses casos, é sempre bom prestar atenção aos rótulos e as embalagens, pois estes podem conter a adição de outros ingredientes processado, como o açúcar refinado, por exemplo. Por isso, antes de consumir, procure um nutricionista para ser melhor orientado.

7 Benefícios da aveia para a saúde

1 – Ajuda a equilibrar o Índice Glicêmico (o açúcar no sangue)

2 – Favorece o emagrecimento saudável

3 – Desenvolve os músculos

4 – Protege a saúde do coração

5 – Fortalece os sistema imune (de defesa do organismo)

6 – Deixa a pele lisa e saudável

7 – Reduz os riscos de câncer no cólon