Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Receitas com milho: 7 formas saudáveis para usar esse cereal em nosso dia a dia
Guia Culinário 28/07/2017

Receitas com milho: 7 formas saudáveis para usar esse cereal em nosso dia a dia

Seja em receitas doces ou salgadas, novas ou tradicionais, simples ou mais sofisticadas, o milho é um dos alimentos mais populares e consumidos no mundo. E, além dessa incrível versatilidade culinária, ele também se destaca por uma enorme propriedade nutricional que ajuda o trabalho do nosso organismo e fortalece o corpo. Veja um cardápio recheado de opções para utilizarmos o milho na cozinha e os benefícios de cada preparação.

Seja cozido na espiga, em forma de creme, bolo ou na tradicional pipoca, o milho é facilmente encontrado nas prateleiras dos supermercados e nas feiras livres. O seu consumo é altamente recomendado para dietas equilibradas, já que é um alimento que possui baixa quantidade de gordura e é rico em carboidratos e proteínas que tornam o nosso organismo saudável, como explica a nutricionista Carine Rodrigues:

“O milho é um cereal que possui vitamina E e carotenoides em sua composição que atuam como antioxidantes no nosso organismo. Também é fonte de fibras e fósforo, um mineral importante para a saúde dos ossos e dentes”, explica a nutricionista, ressaltando que o milho natural é sempre a melhor escolha:

“Embora seja mais simples comprar uma lata de milho em conserva, vale a pena comprar e preparar o ingrediente na sua forma in natura, na espiga, pois, além do sabor ser muito melhor, não há adição de nenhum outro ingrediente”, analisa a profissional que explica a versatilidade do milho indicando as melhores formas de utilizar o alimento. Confira!

7 formas saudáveis de utilizar o milho na sua alimentação saudável

1 – Bolo de milho: A receita tradicional da vovó também é uma maneira saudável de consumir o milho. Para tornar essa preparação mais funcional, você pode substituir a farinha de trigo pela integral e utilizar o leite desnatado, diminuindo a quantidade de gordura presente no doce.

2 – Curau: Um dos pratos típicos das festas juninas, o curau trata-se de um creme de milho doce, feito com leite de coco ou o leite tradicional. Geralmente é servido acompanhado de canela em pó. A receita garante os nutrientes encontrados no milho, desde que, durante o preparo, alguns alimentos sejam substituídos, como por exemplo, o açúcar pelo adoçante culinário.

3 – Pipoca: Um cineminha em casa sempre pede uma pipoca deliciosa, não? Essa iguaria também pode ser uma opção equilibrada para o seu lanche. A pipoca saudável pode ser feita sem gordura, garantindo um alimento sequinho e gostoso, com todos os nutrientes do milho, perfeito para os mais variados momentos.

4- Canjica: Iguaria também muito comum nas festas caipiras, a canjica é uma das receitas mais tradicionais com o milho. O prato também ganha a sua versão saudável, sendo preparada com o açúcar de coco, leite de coco caseiro e gengibre. Experimente e veja que a sua alimentação também pode ser saborosa e nutritiva.

5 – Pamonha: “Olha a pamonha!” Provavelmente você já ouviu alguém gritando isso pela rua, não mesmo? Esse quitute de milho é muito conhecido em todo canto do Brasil e é extremamente saboroso. A receita inclui o cereal, canela, leite e manteiga.

6 – Creme de milho: Para comprovar a versatilidade do milho, aí está uma receita salgada e altamente saborosa! Torna-se um perfeito acompanhamento para um filé de frango ou peixe, além de também cair super bem com a carne assada.

7 – Sorvete: Para aproveitar os dias quentes do ano, um delicioso sorvete natural de milho verde pode ajudar a refrescar! Essa iguaria também pode ser adaptada para uma versão mais saudável e ser preparado com o leite desnatado.

Qualidade, armazenamento e limpeza: Cuidados necessários para o consumo de milho

Antes de consumir o milho, principalmente no caso das espigas, alguns cuidados para o preparo são necessários e garantem os benefícios do alimento.

– Fique atento à qualidade do milho: a palha deve estar verde, e os grãos claros e macios.
– Para limpar o milho é preciso retirar a palha e o cabelo e lavar em água corrente.
– Para cozinhar, mergulhe as espigas em água suficiente para cobri-las até os grãos ficarem macios.

Milho congelado – Você pode congelar o milho cru ou cozido, em espigas ou em grãos. “Para tanto, envolva as espigas com um filme de PVC e armazene no freezer, dentro de sacos plásticos, por três meses. Já os grãos podem ser armazenados, pelo mesmo período, em recipientes de plástico. Use etiquetas para marcar a data de validade”, finaliza Carine Rodrigues.

Produtos relacionados