Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia de feira: Como escolher os melhores alimentos?
Guia Culinário 15/04/2016

Guia de feira: Como escolher os melhores alimentos?

Andar ao ar livre, encontrar pessoas, comer um pastel com caldo de cana, encontrar alimentos naturais e frescos: fazer feira é uma atividade gostosa, né? “Há muitos benefícios em fazer compra na feira, como o preço ser menor do que em supermercados e hortifrútis. Além disso as verduras, frutas e legumes são mais frescos, vindo muitas vezes direto dos produtores – o que quer dizer menos chances de agrotóxicos ou qualquer outro remédio”, comentou a nutricionista Carolina Baliere.

Mas ir às compras nesse mercado a céu aberto não é tão simples quanto pensamos, existem alguns cuidados que são extremamente necessários na hora de escolher os produtos que vão para a nossa mesa. Para começar lembre-se de fazer uma lista dos alimentos antes de ir à feira: isso evita a compra de produtos desnecessários e ajuda a não gastar mais do que o esperado, afinal, o planejamento é tudo. Outra dica para quem quer economizar é chegar mais para o final da feira, na famosa hora da “xepa”, que é quando os comerciantes querem vender seus produtos do dia e, consequentemente, abaixam mais ainda o valor da mercadoria. A única ressalva é ficar atento à qualidade do alimento, já que é provável que os melhores produtos já tenham sido vendidos.

Confira 5 dicas que podem te ajudar a fazer uma boa feira:

– Procure sempre escolher os alimentos da safra: eles vão estar mais frescos e com menos agrotóxicos;

– Evite comprar as frutas com furos ou partes amassadas. Isso vai garantir mais sabor e saúde na mesa.

– Pegue em cada alimento e observe a textura, o odor ou se há machucados/bolores;

– Evite comprar frutas já descascadas: não há como conhecer a limpeza das mãos de quem cortou e dos utensílios utilizados.

– Preste bastante atenção na hora de comprar peixes e frangos. “Muitas vezes os peixes ficam expostos ao sol quente e isso poderá trazer danos à saúde! Prefira os frescos, converse com os responsáveis das barracas e opte pela compra dos vendedores que também são produtores”, recomendou a nutricionista Carolina Baliere.