

Consultor:
Carine Rodrigues
Formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é pós-graduanda em Terapia Nutricional pela GANEP.
Carinho, afeto, amor... Nossos melhores sentimentos são temperos insubstituíveis na cozinha. Ainda mais quando falamos das tradicionais receitas da vovó, aquelas que só de sentir o cheirinho já nos aguça o paladar e trazem deliciosas lembranças da infância, essa dedicação fica ainda mais evidente aos saborear os pratos. Por isso, netinhos e netinhas, que tal retribuir um pouco? Veja como podemos adaptar essas receitas com versões mais naturais e nutritivas para a saúde.
A verdade é que as receitas da vovó são tentações praticamente irresistíveis! Tantos os pratos doces como salgados, são sempre muito saborosos, agradáveis ao paladar e nos traz uma certa sensação afetiva de conforto. Porém, na grande maioria das vezes, essas iguarias não estão muito atentas à saúde. São preparadas com ingredientes carregados em açúcares, gorduras e calorias, que atrapalham a qualidade da nossa alimentação e sobrecarregam o organismo.
Mas, calma. Tudo tem seu jeito. Segundo a nutricionista Carine Rodrigues é possível unir o útil ao agradável e repetirmos essas receitas, com o mesmo sabor e mais nutrientes. Confira, abaixo, algumas simples substituições quem farão toda a diferença na hora de preparar esses pratos:
5 receitas da vovó que ganham versões saudáveis e mais nutritivas
1 - Bolo de fubá: Use farinha de trigo integral.
Para o café da manhã saboroso ou aquela visita à vovó durante a tarde, o bolo de fubá é uma receita tradicional e altamente saborosa. Segundo a nutricionista Carine Rodrigues, para tornar essa receita mais saudável, uma simples substituição pode ajudar: "Substitua uma parte do fubá por farinha de trigo integral, para aumentar o teor de fibras, que melhoram o trânsito intestinal", indica a profissional.
2 - Mingau: Use aveia no lugar do amido de milho
Para os dias mais frios do ano, nada como um chamego dos avós e aquele mingau delicioso. Para a nutricionista, o prato pode ser preparado o com aveia, substituindo o amido de milho. "A aveia é fonte de fibras, principalmente solúveis, que irão auxiliar no controle de glicose sanguínea. A receita pode ser incrementada com banana, maçã, cacau, canela, baunilha, etc", analisa Carine.
3 - Bolinho de chuva: Faça no forno e evite a fritura
Uma das receitas mais tradicionais e queridas pelos netos, os bolinhos de chuva têm gostinho de infância. A indicação da nutricionista é levá-lo ao forno: "Ao invés de se utilizar a fritura, diminuindo a quantidade de gordura da preparação, os bolinhos podem ser assados. Já a farinha de trigo refinada também pode ser substituída pela farinha de trigo integral", ressalta.
4 - Arroz doce: Use leite desnatado e evite o açúcar refinado
Quente ou gelado, depende da sua preferência, com canela e até raspas de limão. Embora o arroz doce seja muito comum nas festas juninas, a receita também é figurinha marcada nas visitas à casa da vovó. "Para quem deseja diminuir a quantidade de calorias do arroz doce, pode ser utilizado o leite desnatado em substituição ao integral e trocar o açúcar por adoçante culinário", indica a nutricionista.
5 - Biscoitos (cookies): Prepare com cacau, frutas e oleaginosas
Os biscoitinhos da vovó têm sabor diferente, parece até uma receita secreta, não é mesmo? Porém, para quem deseja matar a saudade desse delicioso lanchinho, os biscoitos de chocolate, por exemplo, podem ser feitos com cacau e farinhas integrais: "Também pode ser adicionado frutas e oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas. O cacau é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres, as frutas oleaginosas são ricas em gorduras boas, que auxiliam na saúde do coração", finaliza Carine.