Festa Junina: O que podemos comer? Veja 5 dicas para cuidar da sua alimentação!

Começaram as festas juninas no Brasil! Saiba como equilibrar a alimentação sem deixar de curtir as tradições da época!
Começaram as festas juninas no Brasil! Saiba como equilibrar a alimentação sem deixar de curtir as tradições da época!

"Olha a chuva... É mentira! Olha a cobra... É mentira!". Em meio às brincadeiras e pegadinhas das tradicionais danças em quadrilha, uma coisa é mais do que verdadeira: chegou a hora das festas juninas no Brasil! Uma das épocas mais tradicionais do país, os festejos caipiras apresentam uma cultura rica e opções gastronômicas deliciosas para degustar! Da canjica às paçocas, de cachorro-quente à maçã do amor, passando por pipoca, pé de moleque e o arroz doce, o momento é de curtir mas, claro, sem descuidar da saúde! Descubra como podemos manter, na medida do possível, uma alimentação equilibrada e nutritiva nesse período!

Em linhas gerais, o "segredo de tudo" está no autoconhecimento do corpo e a busca do controle. É sim possível (e até compreensível) sairmos um pouco da dieta durante a festa junina e saborear as delícias oferecidas na quermesses, mas, segundo a nutricionista Renata Jardim, nós podemos "suavizar" essa vontade optando pelas versões saudáveis de alguns alimentos e, principalmente, ficar atento à quantidade de consumo:

"As festas juninas são recheadas de alimentos gostosos, porém muitos deles fazem mal para nossa saúde. Para se manter saudável durante essa época do ano, é importante não exagerar nas quantidades, se hidratar bem, evitar alimentos gordurosos e fazer boas escolhas.

O que comer nas festas juninas? Descubra quais são as opções mais saudáveis!

Segundo a profissional, as melhores opções para comer nas festas juninas são: milho cozido ou pipoca: "São ótimas fontes de fibras, que devido a sua fermentação favorecem a diminuição do pH intestinal, propiciando a melhor absorção de vitaminas e minerais, além de dar maior saciedade. Os caldos também são boas opções, como o caldo verde, caldo de abóbora e de batata baroa. São ricos em vitaminas e minerais dos vegetais, além de aquecerem do frio", explica a nutricionista.

"Os espetinhos de carne e frango são boas opções para as festividades, devido ao seu alto teor de proteínas. Porém devemos ficar sempre atentos para a gordura e o uso de realçadores de sabor (molho inglês) na hora da preparação. Evite também passá-los na farinha", completa.

Como manter uma alimentação saudável nessa época do ano? Confira 5 dicas!

Embora pareça impossível manter um plano alimentar equilibrado durante as festas juninas, algumas dicas simples podem contribuir com a sua alimentação. A nutricionista Renata Jardim listou algumas. Veja:

1 - Se alimente antes de ir para as festas: Se você chegar na festa junina com fome... Já era! Tudo se tornará extremamente apetitoso. "Não saia de casa com fome. Procure sempre se alimentar antes de ir. Escolha alimentos mais saudáveis, preparados por você. Isso evitará que você exagere nas quantidades e faça escolhas ruins para a sua saúde", indica a profissional.

2 - Consuma alimentos naturais ou minimamente processados: Esses alimentos possuem menos corantes, conservantes e realçadores de sabor, sendo menos prejudiciais a saúde. Procure combinações naturais e evite os complementos calóricos.

3 - Beba bastante água: A hidratação é muito importante em todos os momentos da nossa vida e na festa junina não é diferente! "Procure sempre beber água, ela ajudará a eliminar do corpo os resíduos ruins de alimentos não saudáveis. Os chás também são ótimas opções para ajudar na hidratação, além de esquentarem o corpo. Só não vale adoçar!", analisa Renata.

4 - Evite excessos nas bebidas alcoólicas: Se com a comida devemos ter atenção, com as bebidas alcoólicas esse cuidado deve ser redobrado: "Bebidas alcoólicas são prejudiciais à saúde. Evite ou, então, dê preferência para bebidas com teores alcoólicos menores, como o vinho, que possui antioxidante, como o resveratrol", explica a nutricionista.

5 - Coma moderadamente: Quanto mais você comer, mais vai querer continuar comendo! Peça pequenas porções e evite ficar com aquela sensação de inchaço e de que passou dos limites. Uma boa sugestão é escolher apenas um prato doce e outro salgado de sua preferência!

* Renata P. S. Jardim (CRN: 16101308) é nutricionista com especialização em Suplementação Esportiva e Nutrição Clínica Funcional. A profissional disponibiliza a sua página no Instagram para contato e outras informações pertinentes: @renatajardimnutri

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