Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 17/03/2022

Receita de maionese vegana sem ovo leva castanha no preparo: veja passo a passo

A maionese vegana caseira é gostosa e prática de fazer. Sem óleo ou ovo, o preparo é uma ótima opção para quem quer diminuir os níveis de colesterol no sangue e colocar em prática uma alimentação mais orgânica e saudável. O creme é perfeito para montar saladas e acompanhamentos para o almoço, assim como outras refeições sem carne ou produtos de origem animal. Para acertar a receita, acompanhe as instruções a seguir.

Ingredientes para maionese caseira sem ovo

A receita de maionese vegana não leva mais do que 10 minutos. Para agilizar ainda mais o preparo, é bom deixar todos os ingredientes separados antes de começar o preparo. Veja o que você precisa ter na bancada:

  • 8 unidades de castanha do Pará Taeq ou 40g de castanha-de-caju Taeq;
  • ½ xícara de chá de água fervente;
  • 2 colheres de sopa de azeite grego extravirgem Taeq;
  • 2 colheres de sopa de suco de limão tahiti orgânico Taeq;
  • 2 colheres de sopa de cebola orgânica Taeq picada;
  • 1 colher de chá de alecrim;
  • Sal a gosto;

Maionese vegana: receita começa com remolho de castanha do Pará

Antes de mais nada, deixe a castanha do Pará de molho em água filtrada de 6 a 8 horas. Troque a água pelo menos uma vez, se possível. Fazer maionese de castanha-de-caju Taeq também é possível e o processo é o mesmo. É muito importante cumprir essa etapa para se livrar dos antinutrientes presentes na oleaginosa e garantir maior absorção de vitaminas e minerais.

Como fazer maionese sem ovo no liquidificador

Após o remolho, leve as castanhas ao liquidificador junto com ½ xícara de chá de água fervente. Triture por alguns minutos e veja a textura da maionese de castanha do Pará se formar. Caso queira um creme bem liso, acrescente mais ½ xícara de chá de água fervente no recipiente para ter uma textura mais leve. Bata novamente.

Receita de maionese vegana inclui suco de limão, alecrim e cebola para temperar

Os temperos são parte fundamental de qualquer receita e com a maionese vegana não seria diferente. Sal, suco de limão, alecrim e cebola picada são ingredientes versáteis e garantem um gosto mais marcante para o preparo. Basta incluí-los no liquidificador e batê-los junto com o creme de castanhas. Prove, acerte o tempero e prontinho.

Como fazer maionese vegana com seleta de legumes para acompanhamento

Com a maionese vegana já pronta, que tal preparar uma salada para servir com o preparo? A Seleta de Legumes Taeq é a opção perfeita, pois é fácil de fazer e apresenta muitos nutrientes para o organismo. Basta descongelar os alimentos de um dia para o outro na geladeira ou mergulhar a embalagem em água quente por alguns minutos. Em seguida, misture-os com a maionese sem ovo e sirva como acompanhamento.

Maionese de castanha de caju ou do Pará dura até 3 dias na geladeira

Por ter um preparo completamente orgânico, a maionese vegana pode ser conservada na geladeira por até 3 dias. O indicado é preparar a receita em quantidade suficiente para ser consumida dentro do prazo. Aproveite a maionese para incrementar sanduíches caseiros, como o hot dog vegetariano.