Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Conheça ingredientes versáteis para veganos que substituem os de origem animal
Guia Culinário 13/03/2018

Conheça ingredientes versáteis para veganos que substituem os de origem animal

Em geral, pessoas só decidem adotar o veganismo após se tornarem vegetarianas. Afinal, é mais fácil parar de comer produtos de origem animal quando o processo é feito por partes, primeiro começando com a carne e depois partindo para outros derivados. Mas mesmo sabendo que agora terão que se restringir nas compras ao mercado, ainda assim é comum que novos veganos encontrem dificuldades para substituir produtos que até então estavam no seu cardápio. Se você se reconheceu nesse grupo não se desespere, pois alguns ingredientes podem se tornar verdadeiros coringas na dieta de quem não come nada que tenha vindo de um animal.

Tofu é um coringa e pode substituir diversos ingredientes

Alguns alimentos em um primeiro momento podem parecer insubstituíveis, e é aí que entra o tofu. Esse ingrediente é considerado um coringa entre os veganos por poder ficar no lugar de alimentos de origem animal muito comuns, como é o caso do queijo e do ovo. Embora não tenha a mesma consistência que os produtos originais de muitas receitas, ainda assim o tofu são um bom substituto. Ele pode, por exemplo, ser usado no lugar dos queijos cottage ou ricota, e sua forma amassada e refogada com açafrão entra no lugar do ovo mexido. Outras opções são transformá-lo em cream cheese ou grelhá-lo, pois assim ele irá virar o famoso “peixe” vegano.

Leites vegetais entram no lugar dos de origem animal

Aqui a indicação vai não só para veganos, mas também para intolerantes a lactose ou pessoas que buscam uma alimentação mais saudável por si só. Isso porque os leites vegetais não têm colesterol, contam com um baixo teor de gorduras ruins e um alto das que são benéficas para o coração. Isso sem falar que são ricos nos minerais cálcio e potássio e em vitaminas do complexo B. Há diversas opções de leites vegetais, mas as mais comuns são de coco, arroz e amêndoas. Se você não tiver nenhuma alergia pode usar sem medo.

Ágar-ágar é uma espécie de gelatina saudável

Não é exatamente uma novidade que a gelatina, embora pareça inofensiva, tem origem animal e não deve ser consumida por veganos. Afinal, ela é feita a partir de cartilagem, ossos ou mesmo pele de alguns animais, como o boi. Mas mesmo que você já não tivesse o hábito de consumi-la, ainda assim é bem possível que a utilizasse como ingrediente em outras receitas. Por sorte, há um substituto para ela 100% vegano: o ágar-ágar. Ele é extraído a partir de algas marinhas e quando feito em sua forma pura se torna transparente. Por isso, é preciso prepará-lo com frutas para obter diferentes sabores caso queira comê-lo como uma gelatina.

Legumes podem virar macarrão

Quem sente falta da boa e velha macarronada talvez goste de saber que ela pode ser consumida sim, mas de uma maneira um pouco diferente. O macarrão de legumes tem se tornado um prato cada vez mais difundido na gastronomia brasileira, sendo adotado por qualquer um que busque uma vida mais saudável. Entre as suas versões mais comuns estão cenoura, pupunha e abobrinha, com a qual é possível fazer uma receita bem nutritiva: espaguete com molho de cogumelos.

‘Carne’ de jaca é um ótimo recheio para diversas receitas

Tudo bem que a soja é conhecida há muito tempo por ser um dos maiores substitutos da carne, mas o que falar da que é feita com jaca? Após cozinhar a fruta em uma panela de pressão basta desfiá-la para que ela adquira um aspecto parecido com o do frango. Por isso a jaca acabou se tornando um dos recheios favoritos de veganos, sendo utilizada até em coxinhas.

É importante lembrar que a jaca traz diversos benefícios ao corpo, o que inclui ser uma fonte de energia e fibras, rica em antioxidantes, prevenir a anemia, a osteoporose e combater a pressão alta. Ainda assim, seu valor nutricional é diferente do da carne, então ela pode ser boa em receitas, mas ainda será preciso consultar um especialista para fazer as substituições de forma correta.

Banana é um ingrediente que pode servir em pratos doces e salgados

Outra fruta que é muito boa para a nossa saúde. Ela ajuda na digestão, faz bem para o coração e para o cérebro, auxilia na perda de peso e previne alguns tipos de câncer – e isso só para citar alguns exemplos! Mas uma de suas maiores vantagens para o mundo vegano é que ela pode ser usada para preparar tanto receitas doces quanto salgadas. Ela entra, por exemplo, no lugar do leite a hora de fazer um sorvete caseiro. Isso sem falar que ao ser amassada pode servir para dar liga em doces. Já em pratos salgados pode aparecer em farofas ou mesmo moquecas.

Xaropes e melaço são opções veganas para o mel

Embora todo mundo saiba, tem gente que esquece que o mel é feito graças ao trabalho da abelha, e por isso está fora de cogitação para os veganos. Ainda assim, esse é um ingrediente que aparece em muitas receitas, e por isso muitos encontram dificuldade em substituí-lo. Uma boa opção é trocá-lo pelo melaço, que é feito a partir do açúcar e é fonte de carboidratos e ferro. Outra solução é utilizar alguns tipos de xarope, como o de milho ou o de bordo, conhecido também como maple syrup. O único problema dessa última opção é que ele é mais difícil de ser encontrado no Brasil, já que é feito a partir da seiva de árvores que existem no Canadá. Ainda assim, ele é rico em zinco e manganês e possui uma menor quantidade de calorias que o açúcar feito a partir da cana, sendo também um ótimo substituto para esse adoçante.