Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pratos para entradas: Aprenda como deixá-los mais saborosos e nutritivos!
Guia Culinário 06/07/2016

Pratos para entradas: Aprenda como deixá-los mais saborosos e nutritivos!

Seguindo os padrões da boa culinária, o prato de entrada pode ser caracterizado como um delicioso convite para se degustar enquanto a refeição principal não chega. Sempre leves e apetitosos, esses acompanhamentos precisam estar em completa harmonia com tudo que será servido. Veja aqui algumas opções de entradas saborosas e nutritivas da gastronomia saudável para você incrementar o seu almoço em família ou jantar entre amigos!

Frias ou quentes, mais ou menos sofisticadas, uma boa entrada é indispensável e tem o papel de abrir o apetite para a refeição. Elas variam de acordo com o que será servido a seguir, por isso, geralmente, são bem práticas e simples. Mas, não é por isso que não vamos utilizar a criatividade na cozinha! Segundo a nutricionista Luciana Fiorese, a entrada perfeita é aquela que tem seu próprio brilho e não apaga a luz do prato principal:

“A entrada é o convite para o prato principal. Ela deve ser linda, bem feita, não pode ser pesada, pois ainda vamos ter o prato principal, então nada que tire o apetite! Além disso, a entrada deve respeitar o público que está sendo recebido, pois ela varia de ocasião e os convidados. Muitas pessoas optam sempre para entradas como pastinhas com torradas e canapés, não está errado, porém, vale a pena ousar”, ressalta a profissional, apresentando ideias para composições de pratos:

“Elaborar uma bela salada de frutos do mar para um prato principal de peixe ou bacalhau, ou um tartar, guacamole… Acompanhado de vinho branco, que tal? A entrada deve ser leve, mas nunca perdendo seu charme. No inverno caldos e consummés são boas entradas para um jantar, por exemplo. Caso as sopas sejam os pratos principais, vale a pena ter de entrada antepastos, carpaccio e aperitivos”, destaca a nutricionista.

Melhores opções para pratos de entradas saudáveis

Bruschettas: Tipicamente italiana, a bruschetta é uma das líderes no quesito entradas. Com uma versatilidade de sabores e modos de preparo, a criatividade vai fazer uma enorme diferença na hora de escolher os ingredientes.

Saladas: São ótimas alternativas e combinam com quase tudo. Salada de frutos do mar, salada de folhas, de macarrão, grãos e legumes. Além de muito nutritivas, elas dão um toque todo especial para a sua refeição. Atente-se às especiarias e proporcione diferentes tipos de sabores para essas composições.

Caldos: De feijão, mandioquinha ou de milho, são ótimas opções para as baixas temperaturas. Acompanhados croutons (ou mini torradas), azeite, queijo parmesão e cebolinha que caem super bem com os caldos.

Guacamole: A iguaria da culinária mexicana feita de abacate tomou conta dos restaurantes brasileiros, além disso, prepará-la em casa também pode ser muito simples. A entrada já faz parte do cardápio de muitas pessoas, se tornando uma explosão de sabores com a variedade de preparo.

Carpaccio: Também de origem italiana, o carpaccio é uma entrada muito prática. Pode ser feita de peixe, como salmão ou truta, carne bovina, ou outro tipo. É temperada com sumo de limão, alcaparras, queijo parmesão e azeite. Tem um toque leve de pimenta na hora de servir, o que garante um sabor extraordiário aos apreciadores do aperitivo.