Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pode ou não pode? 5 alimentos que diabéticos devem evitar
Guia Culinário 08/02/2019

Pode ou não pode? 5 alimentos que diabéticos devem evitar

Quem possui diabetes sabe que todo cuidado é pouco quando se trata de alimentação. Não adianta tentar dar uma escapada da dieta regrada! Se consumir muito açúcar e outros alimentos contraindicados, pode apostar que o corpo já vai sentir imediatamente. Por isso, é fundamental montar um cardápio saudável, apenas com os alimentos recomendados para quem tem diabetes. Para te ajudar nessa missão, a gente listou 5 alimentos que os diabéticos devem evitar ao máximo. Confira!

1. Tortas, bolos, biscoitos e doces de forma geral possuem açúcar, e por isso estão proibidos

Não é segredo para ninguém que o açúcar é o grande vilão dos diabéticos. Por isso, quem possui essa doença deve abolir de vez todos os tipos de doces: bolos, tortas, biscoitos, brigadeiros… fora o açúcar que muita gente usa para adoçar sucos, cafés e outras bebidas. O lado bom é que existem receitinhas de sobremesas diets bem mais saudáveis, que são próprias para os diabéticos – bolos, tortas e cheesecakes sem açúcar são alguns exemplos. Vale lembrar que mesmo essas sobremesas devem ser consumidas raramente e de forma moderada. Com equilíbrio e autocontrole, tudo dá certo!

2. Carboidratos em excesso aumentam a taxa de glicose no sangue

Quando ingeridos em excesso, os carboidratos também se tornam grandes vilões para quem tem diabetes. Isso porque eles estimulam o aumento da taxa de glicose no sangue – o que é muito prejudicial para os diabéticos! Portanto, em uma dieta regrada, deve-se evitar ao máximo os pães (principalmente os que não são integrais), massas como macarrão e lasanha, e até o arroz branco. Existem alternativas a esses alimentos que são bem menos prejudiciais, como arroz integral, quinoa (que é uma excelente fonte de proteína, inclusive) e alguns cereais integrais, como a granola diet, super-recomendada para os diabéticos.

3. Frutas secas têm mais carboidratos que as in natura

As frutas são fontes importantes de vitaminas e minerais essenciais para o organismo. Só que, ao contrário do que muita gente pensa, elas não fazem bem à diabetes quando ingeridas em grande quantidade – principalmente as frutas secas! Isso porque, no processo de secagem, essas frutas perdem a água e ficam com os nutrientes mais concentrados – o que inclui a frutose, que é o açúcar natural das frutas. Além disso, as frutas secas têm ainda mais carboidratos do que as in natura. Então, para quem tem diabetes, esse é mais um motivo para evitá-las na dieta!

4. Batata frita é altamente gordurosa

Além de ter uma alta concentração de carboidratos, a batata frita tem outro probleminha que pode ser prejudicial à saúde dos diabéticos: contém muito sódio e gordura, devido ao uso do óleo durante o preparo. O maior perigo de ingerir alimentos gordurosos em excesso (frituras de forma geral), é que eles podem levar ao entupimento das artérias – o que é um risco enorme, tendo em mente que os diabéticos são mais predispostos a terem complicações nos vasos sanguíneos. Outro fator problemático é que as frituras podem promover o ganho de peso, o que também não é nada indicado para quem tem diabetes. Por isso, o ideal é evitar ao máximo comer aquela batatinha frita com hambúrguer e outras frituras no dia a dia.

5. Refrigerantes possuem muito sódio

Se tem uma coisa que os diabéticos devem abolir de vez da alimentação, sem dúvidas, é o refrigerante. Essa bebida acaba sendo o ponto fraco de muita gente, mas, com um esforcinho, dá para cortá-la de vez da dieta! Para os diabéticos, os reflexos dos refrigerantes no organismo acabam sendo muito piores. Isso porque eles possuem grandes quantidades de açúcar, sódio, corantes e outras substâncias que fazem mal à saúde. Os chás industrializados também entram nessa lista, pois contêm substâncias (açúcar, sódio etc.) semelhantes às dos refrigerantes. Mesmo os que são zero açúcar devem ser evitados, justamente porque possuem grandes quantidades de ingredientes que em excesso fazem muito mal.

Extra: bebidas alcoólicas desregulam o organismo

Embora não sejam propriamente um tipo de alimento, as bebidas alcoólicas também devem ser evitadas ao máximo. Isso porque elas desregulam o organismo e são muito calóricas, podendo levar ao ganho de peso e aumento da presença de glicose no sangue. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas, inclusive, é um dos principais fatores que levam ao surgimento da diabetes mellitus tipo 2 – que está associada ao ganho de peso e ao sedentarismo. Para ter uma vida mais saudável e equilibrada, é fundamental nunca abusar demais das bebidas!