Dia Mundial do Diabetes: Saiba como prevenir a doença com uma boa alimentação

Uma boa alimentação, equilibrada e natural, é uma das melhores formas de combater o desenvolvimento do diabetes e equilibrar o Índice Glicêmico
Uma boa alimentação, equilibrada e natural, é uma das melhores formas de combater o desenvolvimento do diabetes e equilibrar o Índice Glicêmico

Além do Novembro Azul, campanha voltada para a prevenção do câncer de próstata, o penúltimo mês do ano também chama à atenção para os cuidados do diabetes. Seja por questões alimentares ou hereditárias, a doença precisa ser acompanhada desde a possibilidade de seu desenvolvimento. Por isso, saiba como um plano alimentar saudável pode ajudar a prevenir o diabetes.

Criado pela IDF, International Diabetes Federation (Federação Internacional de Diabetes) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS), o dia 14 de Novembro é intitulado o "Dia Mundial de Diabetes" devido ao crescente número de casos da doença ao redor do mundo. Comemorado desde 2007, a campanha foi criada para de incentivar e fortalecer a prevenção e o controle dos Índices Glicêmicos, além de promover ações para reduzir os principais fatores de risco para o diabetes.

O diabetes e a alimentação: entenda como funciona essa relação

Segundo a nutricionista Sheila Basso, a doença pode ser identificada por dois motivos: fatores genéticos (principalmente do diabetes tipo 1) e estilo de vida (causador, em grande maioria, do diabetes tipo 2).

"Estar acima do peso contribui para o risco do desenvolvimento do Tipo 2, e uma dieta hipercalórica, não importando a fonte das calorias, favorece o ganho dos quilinhos a mais. Uma das medidas para prevenir Diabetes Tipo 2 é reduzir o consumo de bebidas açucaradas, como refrigerantes, sucos e chás industrializados, além de energéticos", analisa a nutricionista, reiterando:

"Em uma garrafinha de 600ml de refrigerante, por exemplo, há entre 60 e 70 g de açúcar. Isso equivale a 13 pacotinhos de açúcar desses que a gente vê nas mesas de restaurante, ou a 1/3 de um copo de 200ml. É muito açúcar!", completa.

Alimentação para diabéticos: o que pode ou não comer?

Por isso, a nutricionista enfatiza que precisamos priorizar uma alimentação saudável, com os nutrientes necessários para manter o organismo nutrido e sadio. Evitando o consumo de gorduras "ruins", principalmente a saturada e trans, tendo controle da quantidade de sal e açúcar e preferindo alimentos integrais e mais naturais, como os cereais (aveia, trigo, arroz), vegetais (couve, brócolis, abóbora) e as frutas em geral (laranja, uva, morango):

"Fornecendo carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais, fibras e água; promover a perda de peso gradual, manutenção do peso saudável e prevenção de ganho de peso. Enfatizar mudanças no estilo de vida, como redução de gorduras e ingestão energética. Além da prática de atividade física constante e, por fim, o contato regular com profissionais da área de saúde que poderão auxiliá-lo no tratamento adequado", analisa Sheila.

Os cuidados e a prevenção devem ser feitos desde os primeiros anos de vida

Se há o histórico familiar com pessoas portadoras da doença, é de suma importância que um plano alimentar seja organizado desde os primeiros anos de vida, uma vez que o diabetes também costuma a se desenvolver ainda na fase infantil. Já o tipo 2, pode aparecer a partir dos 40 anos, porém, traz consigo uma vida inteira de alimentação desregrada.

De acordo com o portal da campanha do Dia Mundial do Diabetes, a educação torna-se um fator significativo, já que é extremamente importante que os portadores da doença recebam informações de qualidades, ajustadas às necessidades para o tratamento de diabetes, ajudando assim a tomar decisões, baseadas nas informações, para mudar todo um comportamento alimentar.

"O papel dos educadores em diabetes é essencial, juntamente com a equipe multidisciplinar. O educador faz com que a pessoa com diabetes monitore sua saúde com escolhas e ações baseadas em julgamento vindo da informação", divulgou a entidade.

*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A profissional disponibiliza sua página no Facebook para contato: Benvenutri

* Outras informações sobre a campanha podem ser conferidas no portal: http://www.diamundialdodiabetes.org.br/

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