Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Suco integral: Por que essa bebida é tão importante para a saúde?
Guia Culinário 23/11/2016

Suco integral: Por que essa bebida é tão importante para a saúde?

O verão está chegando e a procura por uma bebida que possa trazer nutrição e refrescância para o nosso dia a dia é cada vez maior. Os sucos integrais vêm tomando conta das prateleiras e não é à toa, a bebida é extremamente funcional, saborosa e só agrega benefícios para a nossa vida! Descubra por que os sucos integrais estão na lista dos produtos favoritos para uma alimentação saudável!

Os sucos integrais são chamados assim por conterem todos os nutrientes encontrados na fruta em sua composição. Seja uva, laranja ou maçã, as frutas são utilizadas de forma integral, sem adição de açúcar ou conservantes, que podem alterar as propriedades do suco. Segundo a nutricionista Daniella Chein, a bebida é extremamente benéfica para o nosso organismo e deve fazer parte de uma alimentação saudável.

“O suco integral tem muitos benefícios, pois suas propriedades funcionais estão inteiras e não sofreram nenhum processo de quebra das partículas e dos nutrientes. Dependendo do suco, teremos benefícios diferentes. Por exemplo, suco de uva integral tem bioflavonoides, taninos e o famoso resveratrol, que funciona como antioxidante. Além disso, protege contra ataques de vírus e fungos. Outros têm fitonutrientes que reduzem risco de coágulos no sangue e ajudam a manter os níveis de colesterol saudáveis. No caso dos sucos de laranja ou maçã, eles atuam aumentando a imunidade do nosso corpo”, explica a profissional.

O que torna o suco uma bebida funcional?

Para os adeptos de uma alimentação equilibrada e que estão sempre em busca de um organismo saudável, estão disponíveis os alimentos funcionais, aqueles que são conhecidos por proporcionarem diversos benefícios para a nossa saúde sempre que consumidos de maneira correta. Daniella Chein explica porque os sucos integrais fazem parte dessa lista de produtos funcionais.

“O que torna a bebida funcional são suas propriedades nutricionais, ou seja, são os benefícios que conseguimos da fruta in natura e suas consequências são boas para o organismo. Elas vão desde o auxílio em um emagrecimento saudável, pois o açúcar é da fruta e não colocado depois, então não tem açúcar extra circulando no sangue. Além disso, são isentos de corantes e conservantes. O suco integral também aumenta a sensação de saciedade, pois demora mais tempo sendo absorvido e metabolizado”, ressalta a nutricionista.

Como acrescentar o suco funcional na alimentação saudável?

Segundo Daniella Chein, para obter os benefícios dos sucos integrais é de fundamental evitar a adição de qualquer tipo de açúcar na hora do consumo.

“Para consumirmos de forma saudável, não devemos acrescentar nada, nenhum aditivo, como açúcar ou adoçante. O importante é ingerir o suco de forma integral, ou seja, o mais natural possível. E para obter todos os nutrientes da fruta, o ideal é não misturar bebida com as refeições e sim dar um espaço de 30 minutos. Assim, evita-se a dilatação do estômago e, com esse intervalo, o suco será totalmente absorvido”, finaliza a nutricionista.