Você tem memória boa? Aprenda 5 dicas para deixar o seu cérebro ativo

Esqueceu? Não tem problema. Prestando atenção em situações simples do  dia a dia é possível melhorarmos a nossa capacidade de memória
Esqueceu? Não tem problema. Prestando atenção em situações simples do  dia a dia é possível melhorarmos a nossa capacidade de memória
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Lembrar as datas de aniversário, comemorações em família, gravar um número de telefone, ter o planejamento da semana todo na cabeça... Como tem andado a sua memória? A rotina cobra muito da nossa concentração, por isso exercitar o cérebro também é fundamental para uma boa qualidade de vida. Descubra 5 formas práticas para mantermos a nossa mente saudável, ativa e funcional, no dia a dia.

Ummm... Era hoje? Esqueci... Quem nunca foi pego de surpresa pela falta de memória? No entanto, a falha, que pode ser considerada normal, um mero deslize, pode ser amenizada se tivermos um pouco mais de atenção com a saúde do nosso cérebro. Como a musculatura física, o nosso trabalho mental também precisa ser exercitado continuamente para funcionar corretamente. Segundo a psicóloga Gabriela Bandeira, nunca é tarde para começar a estimular as atividades cerebrais que desenvolvam as demais funções cognitivas (percepção, atenção, memória, linguagem e funções executivas):

"Na correria do dia a dia e com o acúmulo de atividades ao longo da semana, muitas vezes negligenciamos uma boa noite de sono, priorizando trabalhos ou estudos. Porém, dormir, e dormir bem, ajuda no melhor funcionamento do cérebro e na consolidação de memórias, de acordo com pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo). É preciso estar acordado para registrar novas informações, mas as mudanças nos circuitos cerebrais que vão fixá-las e permitir que sejam recordadas depois só ocorrem enquanto se dorme", analisa a profissional.

5 dicas do dia a dia que podem melhorar a sua memória

Para a Dra. Gabriela, um dos motivos mais comuns que contribui para que nos esqueçamos de atividades simples é a falta de atenção às situações que ocorrem paralelamente ao longo do dia: "Muitas vezes, ao longo do dia, realizamos diversas atividades, pensando em diferentes coisas, e é muito comum não estar verdadeiramente atento a cada coisa que se faz", explica a psicóloga indicando as melhores formas de ativar o cérebro:

1 - Tenha foco: Seja no trabalho, na academia de ginástica, nos estudos ou em qualquer outra atividade, foque diretamente no que você está fazendo, assim, seu cérebro registrará mais facilmente a sua prática. Quando fazemos mais de uma coisa ao mesmo tempo, muitas vezes não damos a devida atenção para ambas as atividades.

"O ideal é que possamos estar plenamente atentos às coisas que realizamos, gerando um melhor rendimento e possivelmente, menos esquecimentos", ressalta a profissional.

2 - Tente fazer algo novo: Busque algum hobby para descansar a mente. Dedique tempo a uma aula de violão, dança, esporte, outro idioma ou alguma atividade que você sempre quis aprender. Quando apresentamos "o novo" ao cérebro, fazemos com que ele funcione de maneira saudável e desenvolva outras áreas.

3 - Seja mais sociável: Puxar assuntos com "desconhecidos" não é fácil, principalmente às pessoas tímidas, mas faz bem. Qualquer atividade que nos demanda uma maior concentração e maior atenção para realizá-la, ajuda a estimular o cérebro. "Puxar assunto com novas pessoas é outro modo, pois estamos fazendo com o que nosso cérebro crie conversas fora do que estamos habituados a ter com nossos amigos próximos e familiares, além de melhorar nossa vida social", indica a psicóloga.

4 - Tenha hábitos saudáveis: Conciliar uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, como a "fisetina" (encontrada em frutas, tais como morango, pêssego e kiwi), vitaminas e minerais, junto à alguma atividade física, também é essencial para o bem-estar do cérebro, ativando os níveis de serotonina (hormônio da felicidade) no organismo.

5 - Exercite a mente: Jogos de raciocínio lógico, matemáticos e de palavras, além da prática da leitura, são ótima formas para ativar a concentração, aumentar a percepção e ampliar as funções cognitivas.

*Gabriela Bandeira (05/48994) é psicóloga formada pela UFRRJ em terapia cognitiva comportamental.

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