Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Para que serve a papaína e onde essa enzima é encontrada
Guia Culinário 04/05/2020

Para que serve a papaína e onde essa enzima é encontrada

Encontrada principalmente no mamão, a papaína é um tipo de enzima conhecida por auxiliar no processo de digestão. O que muita gente não sabe, no entanto, é que essa substância traz muitos outros benefícios à saúde. Para aprofundar melhor o assunto, nós preparamos uma matéria falando mais sobre a papaína e onde encontrá-la. Confira!

Afinal, o que é papaína?

Pertencente ao grupo das enzimas, a papaína é uma substância extraída do mamão que possui forte ação digestiva. Além de ser consumida na alimentação diária, essa enzima vem sendo usada pela indústria farmacêutica (na confecção de remédios cicatrizantes) e, inclusive, funciona como ótimo amaciante natural de carne. Interessante, né?

A papaína pode ser encontrada no mamão ou em suplementos alimentares. Não se esqueça, no entanto, de consultar um nutricionista antes de suplementar essa enzima na alimentação.

Papaína cumpre importante função digestiva

A principal função da papaína, sem dúvida, é acelerar o processo de digestão – sendo indicada para quem tem problemas gastrointestinais ou metabolismo lento. Vale destacar que o mamão (fruta em que a papaína é encontrada) também é fonte de fibras, nutrientes indispensáveis para o funcionamento do sistema digestivo. Por isso, uma boa dica é incluir essa fruta no dia a dia de alimentação.

Substância ajuda a prevenir trombose, pois tem ação anticoagulante

Você sabia que a papaína também pode ser muito útil para prevenir a trombose? Isso porque ela atua como anticoagulante, garantindo uma boa circulação sanguínea e impedindo a formação de coágulos nas veias e artérias. Uma boa dica é criar o hábito de consumir mamão todos os dias no café da manhã – essa é uma ótima forma de garantir o consumo adequado de papaína.

Obs.: Vale destacar que as sementes do mamão têm uma grande concentração dessa enzima. Por isso, a nossa sugestão e usar essa parte da fruta no preparo de saladas, vitaminas, smoothies, sopas e outras receitas. Assim, fica mais fácil garantir um bom consumo de papaína.

Papaína tem ação antioxidante e cicatrizante

Além de cumprir importante função na digestão, a papaína também se destaca por sua ação antioxidante. Ela combate a atuação dos radicais livres (prevenindo o envelhecimento precoce) e fortalece o sistema imunológico. Além disso, a papaína tem ação cicatrizante, auxiliando em processos pós-operatórios (na recuperação de feridas e lesões dermatológicas).