Posso comer semente de mamão? Os benefícios dessa parte da fruta

Semente do mamão tem alto teor de fibras, proteínas, fósforo, potássio, vitamina A e substâncias com propriedades medicinais
Semente do mamão tem alto teor de fibras, proteínas, fósforo, potássio, vitamina A e substâncias com propriedades medicinais

Muitas pessoas ficam na dúvida se é recomendável (ou não) comer as cascas e sementes de algumas frutas e vegetais. Para quem não sabe, essas partes dos alimentos - na maioria das vezes - são sim benéficas e podem acrescentar muito em termos nutricionais. A semente de mamão, por exemplo, é uma opção bem nutritiva e pode ser usada de diversas formas no dia a dia. Quer aprender mais sobre os benefícios dessa parte da fruta? É só continuar lendo!

Semente do mamão tem alto teor de fibras, sendo ótima para a digestão

O mamão, de uma forma geral, é muito indicado para melhorar o funcionamento do intestino e do aparelho digestivo. Afinal, ele é rico em fibras, minerais e vitaminas que contribuem para isso. Mas você sabia que, além da polpa, a semente cumpre um papel nesse quesito? Para quem não sabe, as sementes do mamão têm alto teor de fibras - nutrientes que ajudam a regular o intestino, garantem saciedade e auxiliam no controle do colesterol.

É fonte de carpaína e papaína, compostos com propriedades medicinais que atuam como anti-inflamatórios

Além de auxiliarem no processo de digestão, as sementes do mamão são fontes de componentes que ajudam a fortalecer o organismo. A carpaína, por exemplo, é uma substância alcaloide que atua na digestão de proteínas e alimentos pesados (como carnes) e ajuda a tratar dores, pois tem ação anti-inflamatória no organismo. Já a papaína é uma enzima que acelera o processo de cicatrização, atua como desintoxicante e anti-inflamatório natural. Não é pouca coisa, né? Presentes na semente do mamão, essas duas substâncias ajudam a melhorar o sistema de defesa do corpo e a tratar possíveis focos de inflamação.

É rica em vitamina A, C e betacaroteno, substâncias antioxidantes

Por ter alto teor de vitamina A em sua composição, a semente do mamão também é indicada para tratar a saúde da visão (ajuda a prevenir problemas na córnea, por exemplo) e é ótima para fortalecer a imunidade. Além disso, essa parte da fruta é rica em vitamina C e betacaroteno, duas substâncias com ação antioxidante - fazem bem para a saúde da pele, dos cabelos, previnem o envelhecimento precoce e fortalecem a imunidade.

Sementes de mamão têm uma quantidade maior de potássio, fósforo e de outros nutrientes

Muita gente não sabe, mas as sementes do mamão tendem a ser ainda mais nutritivas que a própria polpa. Isso porque elas têm um teor mais alto de proteínas, fibras e, inclusive, de minerais como o potássio e o fósforo. Por isso, também é fundamental para a saúde dos músculos, ossos e do sistema nervoso.

Como consumir semente de mamão?

Além de consumir as sementes junto com a polpa (in natura), você pode usá-las em diferentes receitas - como saladas, molhos, sopas, smoothies, vitaminas ou até no preparo de granolas caseiras (feitas com diferentes sementes e oleaginosas, por exemplo). A ideia é tentar usar ao máximo essa semente para tornar os pratos mais nutritivos e saborosos!

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