Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Para não assaltar a geladeira: saiba quais alimentos comer antes de dormir
Guia Culinário 30/10/2018

Para não assaltar a geladeira: saiba quais alimentos comer antes de dormir

Você é do tipo que acorda no meio da madrugada cheio de fome? Se sim, é bem provável que acabe correndo para a geladeira para tentar encontrar alguma sobra do almoço ou do lanche para tentar resolver o problema. No entanto, a prática de comer fora do horário normal não é muito indicada porque o corpo pode armazenar as calorias como gordura em vez de gerar energia.

Por isso, uma boa dica é comer alimentos ricos em fibras antes de dormir para que o apetite fique controlado até a hora do café da manhã. Quer entender mais sobre o assunto? Então siga as dicas da nutricionista Paola Lisboa e descubra em quais alimentos você deve apostar durante a noite!

Alimentos ricos em fibras são indicados para a noite por aumentarem a sensação de saciedade

Dependendo do que comemos antes de dormir, é normal sentir fome pela madrugada – e, junto com isso, vem a necessidade de dar umas beliscadas. Mas, como esse costume não faz bem para o organismo e pode gerar acúmulo de gordura, durante a noite é muito importante ter cautela e apostar em opções que consigam controlar o apetite até a parte da manhã.

Sendo assim, os alimentos ricos em fibras aparecem como os mais indicados para esse horário. Isso porque, dentre as suas vantagens, temos a melhora no sistema digestivo e o aumento da sensação de saciedade – propriedade que ajuda a controlar o apetite por evitar exageros na quantidade e beliscadas fora de horário.

E não pense que você deve comer menos à noite para emagrecer. O hábito deve ser adotado por qualquer um, como explica a nutricionista Paola Lisboa. “Fomos feitos para comer durante o dia, então ao chegar no horário de dormir precisamos consumir a menor quantidade de alimentos possível! E quando nos alimentamos temos que dar ao nosso corpo o mínimo de trabalho”.

Alimentos também precisam ter baixo índice glicêmico

Além de serem ricos em fibras, a nutricionista também recomenda que os alimentos escolhidos para a noite tenham um baixo índice glicêmico – ou seja, que possuam uma menor quantidade de carboidratos para que não aumentem o nível de açúcar no sangue.

“Neste momento, precisamos nos alimentar de alimentos com baixo índice glicêmico e com boas quantidade de fibras e gorduras para não gerar picos de insulina”, esclarece Paola.

Veja algumas opções ricas em fibras indicadas pela nutricionista:

1. Kiwi, morango e amora – Além de serem supernutritivos, essas frutas também são recomendadas pelo baixo índice glicêmico que possuem;

2. Abacate – A fruta é uma boa opção para a noite por influenciar na qualidade do sono. “Além de ajudar a controlar o cortisol (hormônio do estresse), ajuda a promover o sono e a modulação da serotonina (hormônio do bem-estar)”, afirma a nutricionista;

3. Oleaginosas e coco fresco – O aumento da sensação de saciedade é uma das principais vantagens, mas não para por aí: “ambos possuem ótimas quantidades de gorduras boas e ajudam a controlar o colesterol”, explica.

4. Pipoca – Se for final de semana e desejar ver um filme, por exemplo, a pipoca também é uma boa opção para passar a noite sem fome devido à sua alta concentração de fibras. Mas vale lembrar que não é a de micro-ondas, e que o ideal é preparar o lanche sem gorduras para que ele fique mais saudável.