Existe gordura boa? Conheça mais sobre os lipídios

Gordura e saúde foram, por muito tempo, dissociadas das dietas. Contudo, existe sim uma gordura boa, saudável, e essencial para o nosso corpo. Responsável por gerar energia e absorver grande quantidade de vitaminas no organismo, os alimentos ricos em lipídios devem fazer parte da nossa alimentação.
Gordura e saúde foram, por muito tempo, dissociadas das dietas. Contudo, existe sim uma gordura boa, saudável, e essencial para o nosso corpo. Responsável por gerar energia e absorver grande quantidade de vitaminas no organismo, os alimentos ricos em lipídios devem fazer parte da nossa alimentação.
Gordura e saúde foram, por muito tempo, dissociadas das dietas. Contudo, existe sim uma gordura boa, saudável, e essencial para o nosso corpo. Responsável por gerar energia e absorver grande quantidade de vitaminas no organismo, os alimentos ricos em lipídios devem fazer parte da nossa alimentação.
Gordura e saúde foram, por muito tempo, dissociadas das dietas. Contudo, existe sim uma gordura boa, saudável, e essencial para o nosso corpo. Responsável por gerar energia e absorver grande quantidade de vitaminas no organismo, os alimentos ricos em lipídios devem fazer parte da nossa alimentação.
Gordura e saúde foram, por muito tempo, dissociadas das dietas. Contudo, existe sim uma gordura boa, saudável, e essencial para o nosso corpo. Responsável por gerar energia e absorver grande quantidade de vitaminas no organismo, os alimentos ricos em lipídios devem fazer parte da nossa alimentação.
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Adriana Lúcia van-Erven Ávila

Consultor:

Adriana Lúcia van-Erven Ávila

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo, é especialista em Nutrição em Cardiologia pelo InCor (Instituto do Coração) e em Distúrbios Metabólicos e risco Cardiovascular pelo CEU (Centro de extensão Universitária)

Quando nos remetemos à gordura, logo vem à cabeça cortá-la da dieta, não é mesmo? Contudo, se essa fonte for através de alimentos ricos em lipídios, de maneira equilibrada, o consumo regular é uma boa opção para a nossa alimentação saudável. Nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, eles, apesar de calóricos, são essenciais para que o corpo funcione com muito mais energia!

Uma das funções essenciais dos lipídios no nosso corpo é ajudar na absorção das vitaminas A, D, E e K, tão essenciais para o organismo. O complexo vitamínico D, por exemplo, contribui para a formação dos ossos e dos dentes, prevenindo o raquitismo. Já a vitamina E tem uma boa ação antioxidante que atua protegendo a membrana celular, que ajuda a retardar o envelhecimento precoce da pele. A nutricionista Adriana Lúcia van-Erven Ávila comentou a importância desses nutrientes.

"As gorduras ainda são usadas para que o intestino funcione normalmente, para fornecer ácido graxo essencial que o corpo humano não fabrica e também para dar mais sabor aos alimentos, além de fornecerem mais energia", destacou a profissional enfatizando também a importância dos nutrientes para gestantes. "Além disso, os lipídios são importantes para o desenvolvimento dos nervos e o crescimento das células e tecidos do bebê quando a mulher está grávida", destacou.

Ômega 3: um outro tipo de gordura saudável!

Um outro tipo de gordura saudável, muito conhecido por estar presente nos peixes, é o ômega 3. Este nutriente é importante para o desenvolvimento da visão e do sistema imunológico do bebê, além de auxiliar no processo de emagrecimento, e no controle dos níveis de glicose, triglicérides, colesterol e pressão arterial.

O ômega 3 pode ser encontrado na semente de linhaça triturada, nos óleos de canola e oliva, nos peixes (sardinha, atum, salmão, cavala, cavalinha, truta, anchova, namorado, linguado), sendo, por ser de origem animal, melhor absorvido do que o vegetal.

"Fica aqui um lembrete para que a gordura não seja usada em excesso, pois é o nutriente mais calórico de todos, pois cada grama de gordura fornece 9 calorias" ressaltou a especialista.

Descubra os alimentos fontes de gorduras saudáveis ou insaturadas!

- Os óleos de soja, milho e girassol são fontes de gorduras poli-insaturadas.

- O óleo de canola, por sua vez, é fonte de gordura pole e monoinsaturada, ao mesmo tempo.

- O azeite de oliva, fornece gordura monoinsaturada.

- Creme vegetal ou margarina cremosa light são ricas em gorduras insaturadas.

- As oleaginosas, como as nozes, as castanhas, o pistache, as amêndoas, a macadâmia e os avelãs sem sal, para que não ocorra inchaço, são também boas fontes dessas gorduras.

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