Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Os tipos de própolis mais comuns e as diferenças entre eles
Guia Culinário 04/11/2020

Os tipos de própolis mais comuns e as diferenças entre eles

Você sabia que existem vários tipos de própolis? Conhecido por ser um produto característico das abelhas, obtido a partir da colheita de resinas presentes na vegetação ao redor de onde vivem, a substância é extremamente benéfica para a saúde e varia de acordo com os tipos de plantas consumidos pelas abelhas. Isso significa que ela pode apresentar diferentes cores, sabores, aromas e benefícios.

Nessa matéria, nós separamos os tipos mais comuns de própolis e suas principais características, abordando desde a própolis marrom, usada para tratar gripes, resfriados e dores de garganta, à própolis verde – rica em propriedades anti-inflamatórias.

Própolis marrom é um dos tipos mais comuns no Brasil e no mundo

Encontrada nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, a própolis marrom é um dos tipos mais comuns no país e no mundo. Ela é conhecida devido às suas propriedades antimicrobianas, antioxidantes e bactericidas, que ajudam a tratar gripes, resfriados e diversos problemas na região da garganta, como amigdalites, inflamações, irritações e tosses secas.

Própolis vermelha é rica em propriedades antioxidantes, antitumorais e antirretrovirais

Presente principalmente nas regiões Norte e Nordeste do território brasileiro, a própolis vermelha é uma variação característica da planta Dalbergia ecastophyllum. Geralmente, ela é extraída dos manguezais dos estados de Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia e possui propriedades antioxidantes, antitumorais (usada, principalmente, para auxiliar no tratamento do câncer) e antirretrovirais, utilizada no tratamento de infecções por retrovírus, como é o caso do HIV.

Própolis verde é conhecida por aumentar a imunidade e ajudar na defesa do sistema imunológico

Comum principalmente no sul do estado de Minas Gerais, a própolis verde é uma das substâncias mais ricas em termos nutricionais dentre todos os outros tipos, sendo exportada para países como China, Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul. Pertencente ao gênero Baccharis dracunculifolia, ela possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas que ajudam a aumentar a imunidade do nosso organismo.

Graças às substâncias presentes em seus compostos, ela atua na defesa imunológica do corpo, combatendo a ação de radicais livres e inibindo o desenvolvimento de doenças degenerativas, como o Alzheimer e o câncer. Ela também possui propriedades que ajudam a combater os micro-organismos presentes na nossa boca que causam problemas como gengivite, herpes e cáries.

Própolis preta possui propriedades medicinais que ainda estão sendo estudadas

A própolis preta possui uma coloração escura. Quando comparada com a própolis verde, por exemplo, ela apresenta mais viscosidade e possui propriedades medicinais que ainda estão sendo estudadas pelo campo da medicina. Em algumas regiões do Nordeste esse tipo de própolis costuma ser proveniente de uma planta conhecida como “Jurema Preta”, a Mimosa hostilis, ainda que seja misturada com outros tipos de resinas.

Bônus: extrato de própolis ajuda a tratar gripes e resfriados

O extrato de própolis obtido a partir dessas resinas é ainda mais eficaz contra gripes, resfriados e todos os sintomas provenientes da baixa imunidade. Ele tem propriedades antimicrobianas, antifúngicas, antivirais e antioxidantes. Além disso, serve para tratar inflamações e infecções por causadas por bactérias e vírus e também possui efeito imunomodulador, que aumenta a produção das células de defesa do organismo.