Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Turbine a imunidade da sua família com o mel de própolis!
Guia Culinário 16/04/2015

Turbine a imunidade da sua família com o mel de própolis!

Proteção. Se existisse um dicionário próprio para sintetizar cada nutriente dos alimentos, essa seria a descrição ideal para o mel de própolis. A iguaria, usada até hoje para aliviar a dor de garganta, mostra, a cada pesquisa científica, ter muito mais a oferecer à nossa saúde. Considerado um dos produtos naturais de maior destaque nos estudos farmacológicos, devido a ação de seus inúmeros componentes químicos, as suas atividades biológicas estão cada vez mais inseridas em produtos destinados à defesa do organismo.

Decifrando fidedignamente a origem da palavra, descobrimos que própolis vem do grego e significa “defesa (pro) da cidade (polis)”, ou seja, é a substância que as abelhas utilizam para “blindar” suas colmeias de inimigos microscópicos. Direcionando ao homem, o preparo resinoso da iguaria protege o corpo (a casa de nossa vida) do ataque de vírus, bactérias e fungos, que atormentam nosso organismo, principalmente nas temporadas mais frias do ano, quando gripes e resfriados insistem em nos atingir.

Uma das novas pesquisas que confirmam o papel defensor do própolis, feita pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo, avaliou as capacidades antimicrobiana e antioxidante de amostras da própolis orgânica brasileira. As análises em laboratório revelaram que, além de combater o excedente de radicais livres, já associado ao envelhecimento precoce da pele e a danos celulares , ela se mostrou bastante eficaz frente aos micróbios. A nutricionista Caroline Codonho apresenta os principais efeitos do própolis em nosso organismo:

“Com base em todos os aspectos benéficos ressaltados anteriormente, é sempre bom destacar que algumas pessoas podem ser alérgicas a própolis e por isso seu uso deve ser cauteloso e preferencialmente sob orientação de um nutricionista ou médico que saberá dosar a quantidade”, adverte Caroline.

Principais efeitos do própolis no corpo!

Antimicrobiano: extensamente estudada, estudos sugerem que ela é possível devido à presença dos flavonoides presentes;

Antiviral: ação ainda com poucos estudos, porém já se sabe que pode reduzir a replicação celular;

Antiprotozoária: já existem estudos sobre a ação em giardia;

Antioxidante: o extrato de própolis é considerado um alimento funcional, devido a suas diversas possibilidades de ação e por possuir capacidades similares às da vitamina C, devido ao seu elevado teor de polifenóis, que bloqueiam os radicais livres;

Anti-inflamatória e Imunomoduladora: possui ação na cascata inflamatória e consegue medular o processo inflamatório através da ativação de macrófagos, são células de reconhecimento de imunidade inespecífica.

Alimentos que combinam com própolis:

Cereais: O mel possui ação prebiótica que melhora a microbiota intestinal e os cereais, como aveia, são ricos em fibras. Com a microbiota boa, quando a pessoa consumir fibras as bactérias do bem transformam as fibras em ácidos graxos de cadeia curta, que impedem que os micro-organismos ruins do intestino invadam a corrente sanguínea e se espalhem pelo nosso corpo, criando uma defesa indireta.

Leite: A combinação pode ser ótima para melhorar a qualidade do sono, principalmente para quem tem mais dificuldade de desligar o cérebro antes de dormir. A temperatura morna do leite é reconfortante, ajudando o corpo a relaxar. Além disso, o alimento é fonte de triptofano, aminoácido que melhora o bem-estar e prepara para o sono. Já o mel, além de também ser fonte de triptofano, é rico em carboidrato simples, que também ajuda no relaxamento.