Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Os benefícios da fécula de mandioca e como usá-la no lugar da farinha de trigo
Guia Culinário 26/05/2020

Os benefícios da fécula de mandioca e como usá-la no lugar da farinha de trigo

Bem parecida com uma farinha comum, a fécula nada mais é que um tipo de amido extraído da parte subterrânea de raízes e tubérculos (batata, mandioca, cenoura, beterraba e rabanete, por exemplo). Esse ingrediente farináceo é geralmente preparado através da moagem e secagem dos alimentos – o que resulta em um tipo de amido altamente nutritivo. A fécula de mandioca, em especial, é fonte de fibras, vitaminas e minerais importantes, além de ser bem saborosa. Quer aprender mais sobre esse ingrediente? Aqui, nós preparamos uma matéria sobre os benefícios da fécula de mandioca e como usá-la como substituta da farinha de trigo em diferentes receitas. Confira!

Fécula de mandioca é fonte de cálcio, ferro e diferentes antioxidantes

O grande benefício da fécula de mandioca, sem dúvida, é que ela funciona como alimento reserva em diversas situações, podendo substituir o trigo em diferentes receitas. Ela se destaca por ser fonte de nutrientes importantes como cálcio e ferro – minerais que atuam, respectivamente, na saúde dos ossos e no transporte de oxigênio entre as células. A fécula de mandioca também é rica em antioxidantes, como a vitamina C, que é ótima para fortalecer o organismo contra gripes e resfriados.

Ingrediente é indicado para quem tem diabetes e ajuda a conceder energia

Você sabia que a fécula de mandioca pode ser ótima para tratar e prevenir sintomas da diabetes? Por ter um processo de digestão mais lento, esse tipo de amido faz com que a glicose seja liberada de forma gradual – evitando, assim, os picos de açúcar no organismo (que podem ocorrer com quem tem diabetes). Além disso, a fécula de mandioca atua como importante fonte de energia (pois é rica em carboidratos), sendo muito indicada para quem pratica exercícios no dia a dia.

Fécula é fonte de triptofano (precursor da serotonina) e ácido fólico (vitamina B9)

Vale destacar que a fécula de mandioca também é fonte de outras duas substâncias muito importantes: triptofano (aminoácido precursor da serotonina, também conhecido como hormônio “da felicidade”) e ácido fólico (ou vitamina B9), nutriente indispensável para a saúde do sistema nervoso. Por isso, a fécula também é ótima para manter o bom humor e é indicada na alimentação de grávidas, pois o ácido fólico é necessário para a formação do sistema nervoso do bebê.

Como usar fécula de mandioca no lugar da farinha de trigo?

Quem disse que a farinha de trigo precisa ser usada em todas as receitas com massa? Existem ingredientes – como a fécula de mandioca – que são mais nutritivos e podem ser utilizados como ótimos substitutos. Você pode usar a fécula para empanar alimentos, engrossar sopas e pirões, por exemplo. Além disso, outra dica interessante é tentar reduzir a quantidade de farinha de trigo usada em receitas de bolos, pães, biscoitos e outras massas caseiras. Coloque apenas metade da farinha e complemente com a fécula de mandioca. Assim, você torna os pratos mais nutritivos e saborosos.