Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que é nopal? Conheça essa planta considerada um ‘alimento do futuro’
Guia Culinário 05/11/2020

O que é nopal? Conheça essa planta considerada um ‘alimento do futuro’

Considerado um “alimento do futuro” pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o nopal, cujo nome científico é Opuntia ficus-indica, faz parte da família dos cactos e é visto como um superalimento devido às suas propriedades nutritivas. Quer saber mais sobre essa curiosa planta? Dá uma olhada na matéria!

Afinal, o que é cacto nopal e quais seus benefícios para a saúde?

Chamado também de tuna, tabaibeira, figueira-do-diabo, figueira-da-índia, piteira ou palma, o cacto nopal ganhou popularidade após ser considerado um alimento muito importante para o futuro através de uma recomendação da FAO, a agência da ONU voltada para a alimentação e a agricultura e conhecida por liderar esforços para a erradicação da fome.

Encontrado principalmente nas regiões mais áridas e secas do México, o nopal é um dos grandes protagonistas da cultura do país. Ele possui em seu interior um gel transparente e viscoso – bem parecido com o da aloe vera – e se tornou a base de vários pratos da culinária mexicana ao passar a ser consumido em saladas, sopas, assados e até mesmo alguns doces. Mas, afinal, qual é o grande diferencial desse alimento?

Benefícios do nopal vão desde propriedades hipoglicemiantes às substâncias utilizadas para hidratar o cabelo

Além de ser um tipo de cacto que pode ser consumido (e usado para combater a fome no futuro devido à sua grande capacidade de capacidade para se reproduzir de forma abundante em zonas áridas e secas), a planta nopal possui inúmeros benefícios para a saúde.

Ela é fonte de fibras, vitaminas A, C, K e do complexo B, possui minerais como fósforo, ferro, potássio, magnésio e cálcio, e reúne substâncias que vão desde propriedades hipoglicemiantes – usadas para diminuir a glicemia – ao poder hidratante de sua polpa que podem melhorar o aspecto da pele e do cabelo.

O nopal também é composto por polifenóis, polissacarídeos, flavonoides, gorduras, proteínas e propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, anticancerígenas, hepatoprotetoras e diuréticas, sendo capaz de ajudar a prevenir o câncer, diminuir o colesterol e facilitar a perda de peso.

Aprenda a incluir a planta na alimentação

O cacto nopal pode ser preparado de várias formas: assado, refogado, cozido ou simplesmente batido com o suco. O importante, na verdade, é aproveitar apenas as partes comestíveis do alimento e se lembrar de remover todos os seus espinhos, limpando-o muito bem antes de prepará-lo. Uma boa dica para incluir a planta na alimentação é fazer um suco verde com limão, maçã, gengibre, nopal e açúcar todas as manhãs.