O que comer sábado à noite? 6 opções para uma dieta saudável

Para comer algo diferente no sábado à noite, uma boa dica é apostar na receita de bruschetta (com bastante tomate, pimentão, azeite e temperos)
Para comer algo diferente no sábado à noite, uma boa dica é apostar na receita de bruschetta (com bastante tomate, pimentão, azeite e temperos)

Quando chega sábado à noite bate uma vontade de comer algo gostoso, não é mesmo? Mas você sabia que é possível preparar uma receita diferente e ao mesmo tempo saudável (com pouca gordura e bem nutritiva)? Para te incentivar a comer bem sem precisar sair da dieta, nós separamos 6 sugestões de pratos saborosos para preparar no sábado à noite. Confira!

1. Guacamole é um prato mexicano bem saboroso e nutritivo

De origem mexicana, o guacamole é um prato feito a base de abacate que se destaca por ser rico em antioxidantes, gorduras "do bem" (benéficas para o coração), fibras e minerais importantes. Para preparar um guacamole bem saboroso, uma boa dica é caprichar nos outros ingredientes (como tomate, cebola e pimenta-do-reino).

Ingredientes

- 1 abacate orgânico

- 1 cebola pequena picada

- 1 tomate sem sementes picado

- 3 colheres de sopa de azeite

- Sumo de 1 limão

- Sal rosa do Himalaia, pimenta-do-reino moída e coentro a gosto

- 3 pacotes de snacks de grão-de-bico sabor lemon pepper Taeq

Para preparar, comece amassando os abacates com um garfo. Depois, acrescente todos os outros ingredientes naturais e misture bem. Sirva com os snacks da Taeq, que fica uma delícia!

2. Tapioca com pasta de frango e salada é uma alternativa leve e saborosa

Que tal preparar uma tapioca bem recheada para curtir a noite de sábado? Além de ser uma alternativa mais leve, a tapioca também é superversátil - você pode pensar em diferentes recheios (como pasta de frango, de atum ou queijo minas com tomate e orégano). A melhor parte é que ela é bem fácil de fazer!

Ingredientes

- 1 pacote de goma para tapioca

- 500 g de filé de frango cozido e desfiado

- 3 colheres de sopa cheias de ricota

- 3 colheres de sopa de molho de tomate

- 1 cebola picada

- 3 dentes de alho amassados

- Alface e tomate cereja a gosto

- Sal, pimenta-do-reino e cheiro verde a gosto

Para começar, coloque o frango (já cozido e desfiado) em uma vasilha, acrescente a cebola picada, o alho amassado, a ricota, o molho de tomate, o sal a pimenta e o cheiro-verde e bata tudo com um mixer. Experimente para conferir se está bom de tempero e reserve. Em seguida, despeje a goma de tapioca em uma frigideira (usando uma peneira) até formar uma camada na espessura que você desejar. Deixe no fogo baixo por pelo menos um minuto e, então, acrescente o recheio e feche a tapioca. Por fim, adicione o alface e os tomates cerejas bem lavados e cortados. Fica uma delícia!

3. Bruschetta italiana pode ser incrementada e é uma opção rápida de fazer

Originária da Itália, a bruschetta é um tipo de antepasto feito à base de pão, tomate, azeite e diferentes temperos. No entanto, existem diferentes versões desse aperitivo e a melhor parte é que você pode acrescentar os ingredientes que mais gostar (como pimentão, ricota, manjericão, salsinha, cebolinha e por aí vai).

Ingredientes

- 5 fatias de baguete integral

- 2 tomates grandes cortados em cubos

- ½ pimentão amarelo cortado em cubos

- Ricota a gosto

- Folhas de manjericão, sal e azeite a gosto

Para preparar, junte o tomate, o pimentão, as folhas de manjericão, o sal, despeje um pouco de azeite e misture. Depois, coloque as fatias de baguete (regadas com um pouco de azeite) para assar no forno a 180°C até dourarem. Em seguida, retire-as do fogo, adicione uma camada de ricota a gosto e, por cima, acrescente a cobertura de tomate. Fica bonito, saboroso e nutritivo!

4. Batata recheada com creme de frango light é uma aposta mais requintada

Caso você queira um prato mais incrementado para passar a noite de sábado, uma boa dica é apostar nas receitas de batata recheada. Você pode pensar em diferentes tipos de recheios (com molhos, vegetais, carnes e diferentes temperos, rendendo receitas bem saborosas). A batata recheada com creme de frango light, por exemplo, é uma alternativa saudável e mais refinada. Vale a pena experimentar!

Ingredientes

- 2 batatas inglesas grandes cozidas

- Sal a gosto

- 500 g de filé de frango cozido e desfiado

- Sumo de 1 limão

- 1 lata de creme de leite light

- 1 cebola média ralada

- 1 cenoura média ralada

- 2 colheres de sopa de milho em conserva

- 2 colheres de sopa de molho de tomate

- 1 colher de sopa de azeite

- Salsinha, sal e pimenta-do-reino a gosto

Primeiro, coloque o frango (já cozido e desfiado) em um recipiente grande, acrescente o sal, a pimenta-do-reino, o sumo de limão e misture. Em seguida, acrescente a cebola e cenoura raladas, o milho em conserva, o molho de tomate e o creme de leite e misture bem. Finalize com a salsinha e mexa mais uma vez. Assim, você prepara um creme de frango light bem saboroso.

Depois de cozinhar as batatas em uma panela com água e sal, seque-as, faça um corte na parte superior com elas posicionadas na horizontal, retire um pouco da polpa e acrescente o creme de frango como recheio. Fica uma delícia!

5. Torrada de ovo com abacate

Está procurando um lanche mais rápido (e nutritivo) para passar a noite de sábado? A torrada de ovo com abacate é uma opção rica em proteínas, vitamina D, gorduras "do bem" e minerais importantes para a saúde. A melhor parte é que ela fica pronta em poucos minutos e costuma ficar bem saborosa (quando incrementada com os temperos certos).

Ingredientes

- 4 fatias de pães integrais Taeq

- 1 abacate (ou avocado) orgânico

- Sumo de 1 limão

- 4 ovos

- Salsinha a gosto

- Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto

Comece amassando o abacate (ou avocado) com um garfo, acrescente o sumo do limão, um pouco de sal, azeite, pimenta-do-reino e misture. Experimente para conferir se está bom e reserve. Coloque as fatias de pão (regadas com azeite) para assar no forno a 180°C até que fiquem douradas. Nesse tempo, frite um ovo por vez (com sal e pimenta a gosto) em uma frigideira com um pouco de azeite até que a clara fique cozida e a gema mole. Na hora de montar, comece passando a pasta de abacate no pão, posicione o ovo em cima, polvilhe a salsinha e prontinho! É de dar água na boca, né?

6. Caldo de mandioca com carne moída

Caso você esteja passando por uma noite fria de sábado, a melhor sugestão é dar uma chance para os caldos e sopas - você pode fazer diferentes combinações de legumes, verduras e carnes, compondo pratos sempre saborosos e nutritivos. O caldo de mandioca com carne moída, por exemplo, é uma opção bem interessante e simples de fazer.

Ingredientes

- 500 g de mandioca

- 500 g de carne moída

- 1 cebola média picada

- 5 dentes de alho amassados

- Azeite

- 2 tomates médios picados

- 300 ml de água

- 1 tablete de caldo de legumes

- Salsinha e cebolinha a gosto

- Sal e pimenta-do-reino a gosto

Para começar, coloque a mandioca cortada em cubos em uma panela de pressão, cubra com água e deixe no fogo. Quando começar a chiar, espere cerca de 25 minutos. Depois, desligue o fogo, transfira a mandioca (junto com a água do cozimento) para o liquidificador e bata até formar um creme e reserve. Em uma panela separada, refogue a cebola e o alho com um pouco de sal e azeite. Em seguida, acrescente o tomate picado, o caldo de legumes, a carne moída e deixe refogar por uns minutos (até que a carne fique frita). Por fim, despeje o creme de mandioca nessa panela, acrescente a água, a salsinha, a cebolinha e, se necessário, um pouco mais de sal e pimenta-do-reino a gosto. O resultado é um caldo supersaboroso!

Receitas:
Batata
Ver Mais

Últimas Matérias

Como congelar abacate? Veja dicas para não errar

Como congelar abacate? Veja dicas para não errar Como congelar abacate? Veja dicas para não errar

Já aconteceu de você comprar mais unidades de abacate do que deveria e acabar desperdiçando a fruta porque ela estragou? Bom, o abacate é um alimento rico em...

> Leia mais
Jambo vermelho é rico em vitaminas e minerais! Saiba mais sobre ele

Jambo vermelho é rico em vitaminas e minerais! Saiba mais sobre ele Jambo vermelho é rico em vitaminas e minerais! Saiba mais sobre ele

Muito cultivado nas regiões Norte e Nordeste brasileiras, o jambo-vermelho é um tipo de fruto bem adocicado que pertence à mesma família da jabuticaba e...

> Leia mais
Dia Internacional do Yoga: 4 posições indicadas para iniciantes

Dia Internacional do Yoga: 4 posições indicadas para iniciantes Dia Internacional do Yoga: 4 posições indicadas para iniciantes

Você sabia que 21 de junho é o Dia Internacional do Yoga? Esta é uma atividade de origem indiana que oferece saúde ao corpo e à mente. O yoga é uma...

> Leia mais
4 receitas de sopas e caldos para o inverno

4 receitas de sopas e caldos para o inverno 4 receitas de sopas e caldos para o inverno

Para se esquentar nos dias mais frios de inverno, vale a pena preparar caldos, sopas e outras receitas quentes - feitas com legumes, verduras e diferentes...

> Leia mais
Receita de brownie saudável existe! Conheça opções deliciosas

Receita de brownie saudável existe! Conheça opções deliciosas Receita de brownie saudável existe! Conheça opções deliciosas

Que tal preparar uma receita de brownie saudável à base de cacau, farinha de aveia, frutas e outros ingredientes mais nutritivos? Embora seja considerado um...

> Leia mais
Chá de alecrim é bom pra quê? 5 benefícios do consumo da bebida

Chá de alecrim é bom pra quê? 5 benefícios do consumo da bebida Chá de alecrim é bom pra quê? 5 benefícios do consumo da bebida

Muito usado como tempero e planta medicinal, o alecrim se destaca por ser bem aromático, de fácil cultivo e rico em diferentes propriedades terapêuticas. O...

> Leia mais
Para que serve a luteína? Entenda sua importância para o nosso corpo

Para que serve a luteína? Entenda sua importância para o nosso corpo Para que serve a luteína? Entenda sua importância para o nosso corpo

Presentes em vegetais verdes, vermelhos, amarelos, alaranjados e outros, os carotenoides são fitonutrientes indispensáveis para o organismo - protegem as...

> Leia mais
O que é rugby? Conheça esse esporte que vem se popularizando no Brasil

O que é rugby? Conheça esse esporte que vem se popularizando no Brasil O que é rugby? Conheça esse esporte que vem se popularizando no Brasil

O rugby é um esporte de origem inglesa que vem se popularizando e muito no Brasil nos últimos anos. Muitas vezes confundido com o futebol americano pelo...

> Leia mais
Limão faz mal pro fígado? Descubra em que momentos evitá-lo

Limão faz mal pro fígado? Descubra em que momentos evitá-lo Limão faz mal pro fígado? Descubra em que momentos evitá-lo

Você já ouviu falar que o limão faz mal para o fígado? Este citrino costuma ser classificado como vilão quando se trata de problemas digestivos. Por ser um...

> Leia mais
Dieta para pangastrite: 5 alimentos para quem sofre com essa inflamação

Dieta para pangastrite: 5 alimentos para quem sofre com essa inflamação Dieta para pangastrite: 5 alimentos para quem sofre com essa inflamação

Crises de pangastrite podem ser um pesadelo para aqueles que sofrem com a inflamação. Felizmente, uma boa seleção dos alimentos para o cardápio é uma ótima...

> Leia mais