O que comer sábado à noite? 6 opções para uma dieta saudável

Para comer algo diferente no sábado à noite, uma boa dica é apostar na receita de bruschetta (com bastante tomate, pimentão, azeite e temperos)
Para comer algo diferente no sábado à noite, uma boa dica é apostar na receita de bruschetta (com bastante tomate, pimentão, azeite e temperos)

Quando chega sábado à noite bate uma vontade de comer algo gostoso, não é mesmo? Mas você sabia que é possível preparar uma receita diferente e ao mesmo tempo saudável (com pouca gordura e bem nutritiva)? Para te incentivar a comer bem sem precisar sair da dieta, nós separamos 6 sugestões de pratos saborosos para preparar no sábado à noite. Confira!

1. Guacamole é um prato mexicano bem saboroso e nutritivo

De origem mexicana, o guacamole é um prato feito a base de abacate que se destaca por ser rico em antioxidantes, gorduras "do bem" (benéficas para o coração), fibras e minerais importantes. Para preparar um guacamole bem saboroso, uma boa dica é caprichar nos outros ingredientes (como tomate, cebola e pimenta-do-reino).

Ingredientes

- 1 abacate orgânico

- 1 cebola pequena picada

- 1 tomate sem sementes picado

- 3 colheres de sopa de azeite

- Sumo de 1 limão

- Sal rosa do Himalaia, pimenta-do-reino moída e coentro a gosto

- 3 pacotes de snacks de grão-de-bico sabor lemon pepper Taeq

Para preparar, comece amassando os abacates com um garfo. Depois, acrescente todos os outros ingredientes naturais e misture bem. Sirva com os snacks da Taeq, que fica uma delícia!

2. Tapioca com pasta de frango e salada é uma alternativa leve e saborosa

Que tal preparar uma tapioca bem recheada para curtir a noite de sábado? Além de ser uma alternativa mais leve, a tapioca também é superversátil - você pode pensar em diferentes recheios (como pasta de frango, de atum ou queijo minas com tomate e orégano). A melhor parte é que ela é bem fácil de fazer!

Ingredientes

- 1 pacote de goma para tapioca

- 500 g de filé de frango cozido e desfiado

- 3 colheres de sopa cheias de ricota

- 3 colheres de sopa de molho de tomate

- 1 cebola picada

- 3 dentes de alho amassados

- Alface e tomate cereja a gosto

- Sal, pimenta-do-reino e cheiro verde a gosto

Para começar, coloque o frango (já cozido e desfiado) em uma vasilha, acrescente a cebola picada, o alho amassado, a ricota, o molho de tomate, o sal a pimenta e o cheiro-verde e bata tudo com um mixer. Experimente para conferir se está bom de tempero e reserve. Em seguida, despeje a goma de tapioca em uma frigideira (usando uma peneira) até formar uma camada na espessura que você desejar. Deixe no fogo baixo por pelo menos um minuto e, então, acrescente o recheio e feche a tapioca. Por fim, adicione o alface e os tomates cerejas bem lavados e cortados. Fica uma delícia!

3. Bruschetta italiana pode ser incrementada e é uma opção rápida de fazer

Originária da Itália, a bruschetta é um tipo de antepasto feito à base de pão, tomate, azeite e diferentes temperos. No entanto, existem diferentes versões desse aperitivo e a melhor parte é que você pode acrescentar os ingredientes que mais gostar (como pimentão, ricota, manjericão, salsinha, cebolinha e por aí vai).

Ingredientes

- 5 fatias de baguete integral

- 2 tomates grandes cortados em cubos

- ½ pimentão amarelo cortado em cubos

- Ricota a gosto

- Folhas de manjericão, sal e azeite a gosto

Para preparar, junte o tomate, o pimentão, as folhas de manjericão, o sal, despeje um pouco de azeite e misture. Depois, coloque as fatias de baguete (regadas com um pouco de azeite) para assar no forno a 180°C até dourarem. Em seguida, retire-as do fogo, adicione uma camada de ricota a gosto e, por cima, acrescente a cobertura de tomate. Fica bonito, saboroso e nutritivo!

4. Batata recheada com creme de frango light é uma aposta mais requintada

Caso você queira um prato mais incrementado para passar a noite de sábado, uma boa dica é apostar nas receitas de batata recheada. Você pode pensar em diferentes tipos de recheios (com molhos, vegetais, carnes e diferentes temperos, rendendo receitas bem saborosas). A batata recheada com creme de frango light, por exemplo, é uma alternativa saudável e mais refinada. Vale a pena experimentar!

Ingredientes

- 2 batatas inglesas grandes cozidas

- Sal a gosto

- 500 g de filé de frango cozido e desfiado

- Sumo de 1 limão

- 1 lata de creme de leite light

- 1 cebola média ralada

- 1 cenoura média ralada

- 2 colheres de sopa de milho em conserva

- 2 colheres de sopa de molho de tomate

- 1 colher de sopa de azeite

- Salsinha, sal e pimenta-do-reino a gosto

Primeiro, coloque o frango (já cozido e desfiado) em um recipiente grande, acrescente o sal, a pimenta-do-reino, o sumo de limão e misture. Em seguida, acrescente a cebola e cenoura raladas, o milho em conserva, o molho de tomate e o creme de leite e misture bem. Finalize com a salsinha e mexa mais uma vez. Assim, você prepara um creme de frango light bem saboroso.

Depois de cozinhar as batatas em uma panela com água e sal, seque-as, faça um corte na parte superior com elas posicionadas na horizontal, retire um pouco da polpa e acrescente o creme de frango como recheio. Fica uma delícia!

5. Torrada de ovo com abacate

Está procurando um lanche mais rápido (e nutritivo) para passar a noite de sábado? A torrada de ovo com abacate é uma opção rica em proteínas, vitamina D, gorduras "do bem" e minerais importantes para a saúde. A melhor parte é que ela fica pronta em poucos minutos e costuma ficar bem saborosa (quando incrementada com os temperos certos).

Ingredientes

- 4 fatias de pães integrais Taeq

- 1 abacate (ou avocado) orgânico

- Sumo de 1 limão

- 4 ovos

- Salsinha a gosto

- Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto

Comece amassando o abacate (ou avocado) com um garfo, acrescente o sumo do limão, um pouco de sal, azeite, pimenta-do-reino e misture. Experimente para conferir se está bom e reserve. Coloque as fatias de pão (regadas com azeite) para assar no forno a 180°C até que fiquem douradas. Nesse tempo, frite um ovo por vez (com sal e pimenta a gosto) em uma frigideira com um pouco de azeite até que a clara fique cozida e a gema mole. Na hora de montar, comece passando a pasta de abacate no pão, posicione o ovo em cima, polvilhe a salsinha e prontinho! É de dar água na boca, né?

6. Caldo de mandioca com carne moída

Caso você esteja passando por uma noite fria de sábado, a melhor sugestão é dar uma chance para os caldos e sopas - você pode fazer diferentes combinações de legumes, verduras e carnes, compondo pratos sempre saborosos e nutritivos. O caldo de mandioca com carne moída, por exemplo, é uma opção bem interessante e simples de fazer.

Ingredientes

- 500 g de mandioca

- 500 g de carne moída

- 1 cebola média picada

- 5 dentes de alho amassados

- Azeite

- 2 tomates médios picados

- 300 ml de água

- 1 tablete de caldo de legumes

- Salsinha e cebolinha a gosto

- Sal e pimenta-do-reino a gosto

Para começar, coloque a mandioca cortada em cubos em uma panela de pressão, cubra com água e deixe no fogo. Quando começar a chiar, espere cerca de 25 minutos. Depois, desligue o fogo, transfira a mandioca (junto com a água do cozimento) para o liquidificador e bata até formar um creme e reserve. Em uma panela separada, refogue a cebola e o alho com um pouco de sal e azeite. Em seguida, acrescente o tomate picado, o caldo de legumes, a carne moída e deixe refogar por uns minutos (até que a carne fique frita). Por fim, despeje o creme de mandioca nessa panela, acrescente a água, a salsinha, a cebolinha e, se necessário, um pouco mais de sal e pimenta-do-reino a gosto. O resultado é um caldo supersaboroso!

Receitas:
Batata
Ver Mais

Últimas Matérias

O que comer depois do jejum intermitente

O que comer depois do jejum intermitente O que comer depois do jejum intermitente

Quando feito de forma adequada e com acompanhamento nutricional, o jejum intermitente pode ajudar a desintoxicar o organismo e trazer outros benefícios (como...

> Leia mais
3 formas de preparar maionese vegana

3 formas de preparar maionese vegana 3 formas de preparar maionese vegana

Que tal conhecer algumas opções de maionese vegana para incluir no cardápio? Você pode aproveitar os benefícios e sabores de uma dieta sem alimentos de...

> Leia mais
Suco de couve: conheça os benefícios e 3 ideias para preparar

Suco de couve: conheça os benefícios e 3 ideias para preparar Suco de couve: conheça os benefícios e 3 ideias para preparar

Tomar suco verde detox todos os dias é ótimo para eliminar as impurezas do sangue, aumentar a imunidade e fornecer nutrientes para o organismo. A couve, em...

> Leia mais
Suflê de chuchu: 2 receitas fit

Suflê de chuchu: 2 receitas fit Suflê de chuchu: 2 receitas fit

O suflê de chuchu é o preparo perfeito para quem está de dieta, ainda mais se for feito com o Chuchu Orgânico Taeq! É um prato saboroso, pouco calórico,...

> Leia mais
Para que serve o ômega 3

Para que serve o ômega 3 Para que serve o ômega 3

Encontrado em diferentes peixes (salmão, cavala, atum, sardinha, arenque), castanhas e sementes, o ômega 3 é um tipo de ácido graxo essencial (uma gordura...

> Leia mais
Café faz bem: 5 benefícios da bebida

Café faz bem: 5 benefícios da bebida Café faz bem: 5 benefícios da bebida

Tomar café regularmente de forma moderada (no máximo, 3 xícaras por dia) pode trazer uma série de benefícios para a saúde, sabia? Isso porque a bebida é...

> Leia mais
Arginina: para que serve e onde encontrar

Arginina: para que serve e onde encontrar Arginina: para que serve e onde encontrar

As refeições diárias estão cheias de nutrientes essenciais e superimportantes que nem imaginamos, como é o caso da arginina! Essa substância está presente no...

> Leia mais
Barra de frutas: o que é e como consumir

Barra de frutas: o que é e como consumir Barra de frutas: o que é e como consumir

A barra de frutas é uma fonte de energia e tanto, principalmente em dias mais corridos! Incluir o alimento no cardápio é sinônimo de saúde e saciedade para o...

> Leia mais
Iogurte natural: 6 motivos para consumir diariamente

Iogurte natural: 6 motivos para consumir diariamente Iogurte natural: 6 motivos para consumir diariamente

Ótimo para preparar vitaminas, smoothies e incrementar saladas, o iogurte natural é um ingrediente bem nutritivo que ajuda a manter o organismo em...

> Leia mais
Patê de berinjela: aprenda 3 formas de preparar

Patê de berinjela: aprenda 3 formas de preparar Patê de berinjela: aprenda 3 formas de preparar

Você já conhece o sabor do patê de berinjela? Além de todos os benefícios que o alimento apresenta para o organismo, o legume também agrada o paladar de um...

> Leia mais