Tapioca: 6 motivos para você usar esse alimento na sua alimentação saudável

Tapioca combina com tudo! E, o melhor, é que ela pode fazer parte da nossa alimentação sem maiores preocupações. Veja alguns bons motivos!
Tapioca combina com tudo! E, o melhor, é que ela pode fazer parte da nossa alimentação sem maiores preocupações. Veja alguns bons motivos!
Paola Lisbôa

Consultor:

Paola Lisbôa

Nutricionista formada pela Unigranrio, possui pós-graduação em Nutrição Clínica e Funcional pela VP Consultoria e em Metabolismo e Emagrecimento pela Uniguaçu, e atualmente está se especializando em Nutrição Comportamental no Instituto NC

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Prática, rápida, versátil e pouco calórica, a tapioca é uma opção que reúne, em um só alimento, boas qualidades que precisamos no dia a dia! "Queridinha" das dietas nutricionais, ela é uma alternativa saudável para compor os cardápios de café da manhã ou um delicioso brunch, e, até mesmo lanches da tarde e da noite, com diversas possibilidades de composições e combinações!

Feita à base de mandioca, a tapioca conquistou o Brasil nos últimos anos. Embora fosse mais comum nas regiões norte e nordeste do país, a era da alimentação saudável cedeu aos encantos do alimento, trazendo-a para o nosso dia a dia e fazendo dela uma ótima opção para substituir o pão. Segundo a nutricionista Paola Lisboa, a tapioca é benéfica para o nosso organismo, desde que seja ingerida de forma moderada e com acompanhamentos naturais e nutritivos:

"A tapioca é benéfica para o organismo por não conter glúten, que nada mais é que a proteína do trigo e essa é infamatória para o organismo. A recomendação de consumo é que não se passe de uma porção por dia, e deve se usar a goma da tapioca, no máximo 3 colheres de sopa. Uma dica é sempre adicionar uma fonte de fibras na massa e uma fonte de gordura boa no recheio", explica a profissional.

6 motivos para acrescentar a tapioca na sua alimentação saudável

1 - Versátil: A tapioca pode ter recheios doces ou salgados, o que faz com que ela tenha inúmeras preparações e sabores para os amantes do alimento. Algumas sugestões: Queijo minas com peito de peru, frango com ricota, banana com canela e mel, morango com linhaça e coco.

2 - Favorece o emagrecimento saudável: Por quase não conter calorias, a tapioca é um alimento perfeito para compor a dieta. Além disso, por ser fonte de proteínas, ela proporciona saciedade e impede que comamos mais do que o necessário para o bem-estar do nosso organismo.

3 - Reduz a pressão arterial: Um dos minerais encontrados na tapioca é o potássio, substância responsável por reduzir os níveis da pressão arterial e aumentar o fluxo sanguíneo. O consumo do mineral favorece a saúde cardiovascular e ainda ajuda a manter saudáveis os nossos ossos e músculos.

4 - Melhora o humor: Por ser rica em carboidratos, o consumo regular da tapioca aumenta a produção de serotonina, conhecido como o hormônio do bem-estar, influenciando no nosso humor e impedindo as variações decorrentes.

5 - Garante um cérebro ativo: Fonte de vitamina K, o alimento atua nas funções neurológicas, beneficiando o funcionamento do cérebro e prevenindo as doenças cerebrais, tais como o Mal de Alzheimer, a demência e outras complicações.

6 - Ossos, dentes e músculos saudáveis: A tapioca é rica em ferro, cálcio e vitamina K, substâncias responsáveis por garantirem um bom crescimento e desenvolvimento dos nossos ossos. Além disso, pode prevenir a osteoporose, artrite, artrose que estão diretamente ligadas à falta desses nutrientes.

Alimentação para celíacos: Invista na tapioca!

Para os intolerante ou alérgicos ao glúten, a tapioca também é uma ótima alternativa para incluir no plano alimentar, já que é livre da substância. Vale ressaltar que ainda sim é importante ter atenção ao recheio, para que a tapioca permaneça saudável e sem glúten.

Recomendação - "O melhor horário para comer é no café da manha ou em lanches intermediários, como lanche da manhã ou da tarde, não deve ser consumida a noite. Como a tapioca também é uma farinha branca de alto índice glicêmico, ou seja, de rápida absorção pelo organismo, deve ser consumida com moderação", finaliza a nutricionista.

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