Marcio Atalla revela como ter uma vida saudável sem precisar ir para a academia

Caminhar até o mercado é uma ótima forma de se manter saudável sem precisar frequentar uma academia
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É possível ser saudável sem ir para a academia? Com pequenas mudanças de hábitos é possível se exercitar mesmo com a vida cheia de afazeres. Quem atesta é o próprio Marcio Atalla, embaixador de Qualidade de Vida do Pão de Açúcar.

Sempre que possível, caminhe

Uma das maneiras mais fáceis de dar adeus ao sedentarismo é começar a fazer caminhadas frequentes. Sabe aquele transporte que você pega para ir a um lugar que fica a 15 minutos da sua casa? Que tal passar a ir a pé? Além de economizar o seu corpo vai se beneficiar com a atividade física. Pode parecer pouco, mas esse movimento ajuda a prevenir e tratar doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer, como afirma Marcio Atalla.

"Melhora nossa qualidade de vida e aumenta a autonomia, nos permitindo realizar as tarefas diárias com mais facilidade", diz o embaixador de Qualidade de Vida. "Obviamente com maior movimento no dia mais calorias são gastas e maior a chance da pessoa se manter dentro de um peso saudável. Para quem não tem tempo de ir na academia e opta por mais movimento no dia, acumular 10 mil passos por dia é uma recomendação. Outra sugestão é subir ao longo do dia pelo menos 12 andares de escadas, mas não precisa ser consecutivo".

Caminhar não é o mesmo que passear!

Tudo bem que o objetivo não é correr, mas simplesmente andar em uma velocidade muito baixa não fará um efeito tão positivo na sua saúde. Não que seja ruim, claro, já que andar é muito melhor do que ficar parado, mas já que o processo de dar adeus ao sedentarismo começou, que tal tentar manter um ritmo mais constante?

"Um boa dica para o ritmo da caminhada é que ela não seja tão intensa ao ponto de não conseguir falar uma frase - ou seja, ficar ofegante - e nem tão leve ao ponto de conseguir caminhar conversando o tempo todo", afirma Marcio Atalla. "O ideal é que a pessoa consiga responder uma frase, mas não consiga ficar falando o tempo todo".

Outra dica, de acordo com o preparador físico, é caminhar pelo menos 5 vezes por semana, embora o ideal seja diariamente. Ele destaca que a regularidade é mais importante que o ritmo das caminhadas em si. Por isso, que tal começar a fazer as suas compras a pé?

Tente dar 10 mil passos por dia

Uma ótima forma de saber se estamos realmente nos dedicando à proposta de ser mais saudável na nossa rotina é acumulando passos. Marcio Atalla afirma que o ideal é dar 10 mil por dia, mas calma, você não precisa contar um por um! A dica é instalar um aplicativo no seu celular que faça a contagem. Depois de um tempo você vai saber quanto equivale a cada distância e nem vai mais precisar olhar.

"Acumular 10 mil passos vai garantir uma série de adaptações positivas no corpo, melhorando a saúde como um todo, ajudando na prevenção de diversas doenças e dando mais qualidade de vida", diz o embaixador de Qualidade de Vida do Pão de Açúcar.

Tenha uma alimentação variada

Ser saudável não significa ser magro, por isso dietas restritivas - que te impedem de comer determinado alimento - devem ser evitadas. Aliás, comidas processadas também entram no pacote, e devem ficar longe da mesa de quem ter mais equilíbrio na mesa e na vida como um todo.

"O ideal é descascar mais e desembrulhar menos, ou seja, comer comida de verdade", aponta Marcio Atalla. "Ter um consumo regular de fibras (frutas, verduras, legumes), não exagerar no consumo de sal, açúcar e gordura. Uma dica que sempre dou para quem quer perder peso é - além das recomendações anteriores - comer 10% a menos. Ou seja, melhorar a qualidade e diminuir um pouco a quantidade. Mas isso sempre depende do estilo de vida, por isso associar a alimentação a um com mais movimento é fundamental!".

Não fique muito tempo parado

E se você já segue as recomendações sem dificuldades, aí vai mais uma: não fique parado. Quem trabalha em um escritório usando o computador, por exemplo, pode acabar ficando muito tempo sentado praticamente em uma mesma posição. Além de isso poder gerar dores, como tendinites, é péssimo para a sua saúde. Se você se reconheceu nesse tipo de rotina pode ficar tranquilo, porque Marcio Atalla ensina a atenuar o problema: "É importante também evitar longos períodos sentado ou deitado, aí a sugestão é quebrar o tempo sedentário. A recomendação é que, para cada hora sentada, a pessoa fique 6 minutos em pé".

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