Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dieta ou Reeducação Alimentar: Qual o melhor caminho para mudar sua alimentação?
Guia Culinário 30/12/2015

Dieta ou Reeducação Alimentar: Qual o melhor caminho para mudar sua alimentação?

Um novo ano se aproxima e junto com ele vêm novas oportunidades para conquistar sua saúde e bem-estar! É hora de planejar, principalmente, mudanças de atitude e nos hábitos da vida, que passam, sobretudo, na qualidade de nossa alimentação. Para isso, uma dúvida é corriqueira: o que é melhor: começar uma nova dieta ou investir na reeducação alimentar? Apesar dos conceitos serem bem próximos eles possuem diferenças. Entenda!

Um dos principais aspectos que diferencia a reeducação alimentar da dieta está no tempo. Enquanto a primeira deve ser mantida a longo prazo, regulada, aos poucos, aos sinais de apetite e saciedade, além do nível de energia, as dietas – como, por exemplo, a Dukan – prometem efeitos a curto prazo em um conjunto de hábitos alimentares que um indivíduo adquire e que podem ser saudáveis ou não, como explica a nutricionista Daniella Chein.

“A dieta é restritiva, ou seja, um regime prescrito com restrição total ou parcial de certos alimentos ou grupo de alimentos, e sempre com finalidade terapêutica, como diminuir taxas de colesterol, reduzir peso, aumentar massa muscular, ou ainda para pessoas que, por outros motivos, não podem consumir algum nutriente. Já a reeducação alimentar é o processo de conscientização e mudança de hábitos alimentares de forma gradativa, entendendo onde estão os erros alimentares, as consequências deles, para saber o que é necessário alterar para poder prevenir, recuperar e promover a saúde”, explica a especialista, analisando qual é o melhor procedimento:

“Sem a menor dúvida, a reeducação alimentar. É necessário aprender como se alimentar da melhor maneira, mesmo nos casos de alimentação restritiva. É preciso entender o valor de cada alimento, a quantidade de vezes que se deve comer, a quantidade certa desses alimentos e as horas corretas das refeições. Não é preciso passar vontades e nem fome para se manter saudável e esteticamente bonito! O segredo é o equilíbrio”, finaliza.

Considerações sobre as dietas

A dieta ideal deve evitar envelhecimento precoce do organismo, ela precisa dar uma sensação de bem estar, energia e leveza. Quando se faz um regime drástico, o corpo entra em desequilíbrio e por mais que muitos se adaptem a esse tipo de regime, ninguém consegue permanecer com essa alimentação por muito tempo.

Por essas razões fazer dietas tem seus prós e contras. Nas dietas para perder peso, por exemplo, se por um lado a pessoa fica instigada a atingir uma meta em um determinado prazo, por outro, depois de atingida a meta e passado o prazo, muitos voltam a engordar e recuperam tudo o que haviam perdido ou até mais. Essa possibilidade não existe quando falamos de reeducação alimentar.

Considerações sobre a reeducação alimentar

É importante salientar que os resultados de uma reeducação alimentar não aparecem de imediato, e sim ao longo do tempo, e que hábitos conquistados devem ser levados para o resto da vida. O papel dela não é privar você de nenhum alimento, e sim ensinar a comer de forma correta. Isso exige persistência e dedicação, já que engloba quantidades, combinações e horários, até que se torne um hábito natural.