Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Já ouviu falar em leite dourado? Conheça os benefícios da bebida para a saúde
Guia Culinário 14/02/2018

Já ouviu falar em leite dourado? Conheça os benefícios da bebida para a saúde

Talvez você ainda não tenha ouvido falar nele, mas o leite dourado está se popularizado muito nos últimos anos e traz tantos benefícios para a saúde que está sendo considerado um alimento funcional. Embora só tenha ganhado fama no ocidente recentemente, essa bebida é utilizada na medicina aiurvédica há muito tempo, especialmente na Índia. Ela pode ser feita com leite de vaca ou vegetal e inclui ingredientes – como mel e cúrcuma – pensados especialmente para potencializar o efeitos para o organismo. Mas não se deve exagerar: o leite dourado pode ser consumido até três vezes por dia mas, passando disso, ele pode trazer desconforto gástrico. Como isso só acontece em doses bem altas, ele não tem contraindicações. Se você ainda não conhece o leite dourado, confira os benefícios de incluir a bebida no seu dia a dia.

Os ingredientes do leite dourado

Ele tem esse nome porque seus ingredientes dão uma cor amarela bem viva ao leite, lembrando o ouro. É uma bebida gostosa, fácil de fazer, e os ingredientes são encontrados em qualquer mercado. Basta pegar um copo de leite – para ser ainda mais saudável, o ideal é optar pelo leite de coco ou de amêndoas – e adicionar uma colher de sopa de mel e uma pitada de cúrcuma, gengibre ralado, cardamomo e canela. Seu principal efeito no organismo são as propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e termogênicas. Mas é importante consumi-lo fresco ou, no máximo, duas horas após o preparo para conservar as propriedades da bebida.

Quais os benefícios da bebida?

Cada um dos ingredientes traz benefícios específicos para a saúde. Mas é importante lembrar que, como o leite dourado não é um medicamento, nem sempre esses benefícios são percebidos imediatamente. Para aproveitar as vantagens que a bebida traz para a saúde, é necessário incorporá-la à sua alimentação, assim como acontece com os alimentos funcionais. E as vantagens são muitas, já que esses ingredientes são muito benéficos para o nosso organismo. Confira os principais efeitos de cada ingrediente para a saúde:

1 – Cúrcuma: tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de reduzir o risco de doenças cardíacas e melhorar os níveis de colesterol;

2 – Gengibre: tem poder termogênico, auxiliando na perda de peso, além de também ter efeito antioxidantes e anti-inflamatório;

3 – Cardamomo: auxilia na digestão e tem efeito descongestionante;

4 – Canela: ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e também melhora a digestão;

5 – Mel: é um poderoso antioxidante, tem ação antibacteriana e antimicrobiana – evitando problemas respiratórios, infecção urinária e dor de garganta, por exemplo.