Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 alimentos funcionais para otimizar a sua dieta
Guia Culinário 15/07/2015

5 alimentos funcionais para otimizar a sua dieta

Os hábitos e costumes individuais das pessoas devem ser considerados na hora de iniciar uma dieta ou um regime saudável. Esse é o preceito básico da nutrição funcional: a alimentação equilibrada ao estilo de vida e necessidades de cada organismo. Por isso, manter um cardápio especial pode ser facilitado através desses alimentos, que além dos diversos benefícios à saúde, podem ser bem elaborados para deliciosas refeições do dia a dia, tanto dentro como fora de casa.
Alvo de pesquisas, análises e recentes estudos, o conceito funcional para a alimentação foi introduzido no Japão, na década de 80. Baseado em cardápios individualizados, seu consumo leva em consideração a saúde, estilo de vida, sexo e as necessidades de cada pessoa para definir o que faz bem ou mal ao indivíduo. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), alimento funcional é definido como “aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido, como parte da dieta habitual, produz efeitos benéficos à saúde”.

 

Embora não curem, os alimentos funcionais apresentam componentes ativos capazes de prevenir ou reduzir o risco de algumas doenças, como explica a Dra. Sheila Basso, nutricionista clínica, especializada em obesidade, emagrecimento e saúde, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), “Alimentos Funcionais são os alimentos que, além de ter a propriedade de nutrir o organismo, apresentam substâncias que previnem e controlam doenças. Eles se caracterizam por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras”, destacou a profissional, enfatizando o quão necessário é o consumo desses alimentos:
“É necessário que o consumo destes alimentos seja regular a fim de que seus benefícios sejam alcançados. A indicação fica no maior consumo de vegetais, frutas, cereais integrais na alimentação regular, já que grande parte dos componentes ativos estudados se encontra nesses alimentos”, finalizou.

Conheça 5 alimentos funcionais para a sua dieta!


Aveia:
Existem inúmeros alimentos funcionais e, entre eles, a aveia é um dos mais reconhecidos no mundo. Entre os cereais integrais, a aveia se diferencia por apresentar um dos mais altos teores proteicos e ótimo perfil de aminoácidos. Tem também alta porcentagem de lipídios que se destacam nutricionalmente por sua razão favorável entre insaturados e saturados e por suas propriedades antioxidantes. Além disso, é rica em fibras solúveis e insolúveis. Outro efeito benéfico atribuído ao consumo de aveia está relacionado ao controle da obesidade.

Chá verde:
O chá verde provém das folhas da Camellia sinensis, que possui as catequinas, como seus principais compostos bioativos e auxiliares na manutenção da saúde. As catequinas são flavonoides que auxiliam contra diversos tipos de câncer, pois agem varrendo os radicais livres que oxidam as células de nosso organismo. Estas substâncias favorecem ainda a remineralização óssea, sendo ótima para evitar a osteoporose.

Linhaça:
Os nutrientes que mais chamam a atenção na linhaça são as fibras, o ácido graxo ômega 3 e as lignanas. Desta forma, este alimento possui diversos benefícios para a saúde como a redução do LDL, o colesterol “ruim”, atividade antioxidante, redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose e sintomas da menopausa, além de desempenharem um papel significativo na proteção contra câncer de mama, de próstata, de cólon e de outros tipos de câncer.

Tomate:
O licopeno é um carotenoide encontrado em grande quantidade no tomate e vem sendo associado à redução do risco de vários tipos de doenças crônico-degenerativas. Tem sido proposto que a capacidade antioxidante desse componente bioativo é a base dos fatores protetores contra alguns tipos de câncer. Ao neutralizar os radicais livres, o licopeno evita a oxidação das células e estimula o sistema imunológico. Essa mesma função antioxidante proporciona uma diminuição do risco de enfarte.

Soja:
A soja é a única fonte de proteínas de origem vegetal que possui todos os aminoácidos essenciais, como o ácido linolênico (ômega 3). Além disso, esta semente também é fonte de minerais como ferro, potássio, magnésio, zinco, cobre, fósforo, manganês e vitaminas do complexo B.
*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).