Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 04/10/2019

Intolerância à lactose tem cura? Descubra se é possível voltar a consumir leite

Quem sofre com intolerância à lactose sabe que a restrição aos alimentos derivados do leite precisa ser bem rígida. Afinal, o consumo da substância pode causar sintomas como inchaço, vômito, dores abdominais, de gases e até problemas mais extremos.

Mas você sabia que, dependendo do caso, é possível que a intolerância deixe de ser um problema? Isso mesmo, após certo tempo de tratamento algumas pessoas voltaram a produzir a lactase (enzima responsável pela hidrólise da lactose). Interessante, né? Para que você possa entender melhor sobre esse assunto nós preparamos uma matéria bem detalhada. Aproveite e tire todas as suas dúvidas!

Caso você corte o consumo de lactose de forma radical, é possível que o corpo se recupere com o tempo

É importante destacar que a intolerância à lactose não é um problema considerado “curável”. Muitas pessoas que sofrem com ele, inclusive, passam a vida toda sem poder consumir alimentos derivados do leite. No entanto, é válido lembrar que existem diferentes níveis de intolerância – alguns são mais brandos enquanto outros precisam de uma dieta mais radical.

A intolerância à lactose primária (ou genética), por exemplo, consiste na ausência total ou parcial da lactase (enzima responsável por quebrar a lactose). Nesse caso, é possível que a pessoa apresente sintomas desde a infância – apesar de existirem casos em que o problema se manifestou apenas na fase adulta. O lado ruim é que, por ser uma intolerância congênita, ela acaba sendo permanente, sem muita perspectiva de cura.

No caso da intolerância à lactose secundária, por outro lado, é bem possível que o organismo se recupere com o tempo. Diferentemente da primária, ela é causada por alguma lesão ou doença (como desnutrição, diarreia infecciosa, giardíase e doença celíaca) que prejudica o funcionamento do intestino e, consequentemente, a produção de lactase. A boa notícia é que, por ser um um problema adquirido, esse tipo de intolerância à lactose pode ser curado com o tempo – mas apenas quando o tratamento é feito da maneira certa e com o devido acompanhamento.

Como funciona o tratamento para intolerância à lactose?

Agora que você já sabe que em alguns casos é possível reverter a intolerância à lactose, chegou a hora de conhecer o método certo de tratamento. O lado bom é que não é nada muito complicado – basta seguir todas as restrições alimentares que o médico propõe.

Inicialmente, o corte de leites e derivados é feito de forma mais radical, o que garante uma melhora dos sintomas (como inchaço e dores) e a recuperação do organismo. Mas, com o tempo, pode ser feita a reintrodução dos alimentos – um pouco de leite, iogurtes e queijos, por exemplo – sempre com o acompanhamento médico. Essa reintrodução é importante para acrescentar nutrientes ao corpo, como o cálcio, e também buscar (aos poucos) uma resolução para o problema. Interessante, né?

Caso você sofra com a intolerância à lactose secundária (adquirida), a nossa sugestão é recorrer à ajuda de um médico para buscar um tratamento eficiente para a recuperação do problema. Fica a dica!