Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Leite de vaca, de cabra e de búfala não são iguais! Veja as vantagens de cada um
Guia Culinário 25/05/2018

Leite de vaca, de cabra e de búfala não são iguais! Veja as vantagens de cada um

Quando falamos em leite instintivamente pensamos naquele que é produzido pela vaca. Mas, verdade seja dita, ele é apenas o de origem animal mais consumido no Brasil. Outras opções comuns são o leite de cabra e o leite de búfala, ambas opções que também trazem diversos benefícios para a saúde. E embora todos sejam benéficos para o homem, há algumas diferenças entre eles, sendo alguns tipos são indicados para casos específicos.

Leite de vaca: por que tomar com frequência

Como muitas vantagens são compartilhadas pelos três tipos de leite vamos começar explicando por que o consumo do de vaca é tão importante. Em primeiro lugar, ele é fonte de cálcio, o que ajuda a deixar ossos e dentes mais fortes. Não é à toa que muitas pessoas que sofrem com osteoporose quando ficam mais velhas tiveram uma alimentação pobre em leite na juventude.

A bebida também possui boas quantidades de vitamina A, o que significa que ajuda na vitalidade do cabelo e da pele e melhora a visão. Também é rico nas do complexo B de uma forma geral, o que dá mais energia ao corpo, acelerando o metabolismo e sendo um bom aliado de quem pratica exercícios. Também atua nos sistemas cardiovascular e nervoso central, sendo um bom aliado da saúde do coração e evitando problemas como ansiedade e depressão.

O leite de vaca também é famoso por ser altamente proteico, o que colabora para o bom funcionamento do organismo. Também é rico em gorduras, e por isso quem quer emagrecer deve substituir a sua versão integral por outra menos calórica, como o semidesnatado ou o desnatado. Lembrando que quanto menos gordura menos cremoso e consistente ele é.

Leite de cabra é alternativa para alérgicos

De uma forma geral não há tantas diferenças entre o leite de cabra e o leite de vaca, com ambos possuindo praticamente os mesmos benefícios para a saúde. Talvez o principal fator que ajude a diferenciar um do outro é justamente o sabor, já que o de cabra é considerado mais forte. Isso gerou o mito de que ele daria mais energia, quando na verdade possui quase a mesma quantidade de proteínas, calorias, carboidratos e gorduras que o de vaca. As vitaminas presentes e o teor de cálcio e também são quase os mesmos, o que faz com que suas vantagens sejam compartilhadas.

Há, entretanto, dois quesitos nos quais o leite de cabra pode sair na frente. O primeiro deles é que é mais fácil de ser digerido pelo organismo, evitando aquela sensação desagradável de inchaço na região da barriga. Outro ponto é que ele é indicado para quem possui alergia a caseína, uma substância encontrada no leite de vaca e que provoca reação em algumas pessoas. Já em relação à lactose, seu valor é menor que o encontrado no leite de vaca, mas ainda assim existe. Lembrando que o leite de cabra também é vendido na sua versão light e integral em pó, além de ser utilizado no preparo de derivados, como queijos.

Leite de búfala é mais nutritivo

Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial da USP (Universidade de São Paulo) comparou o leite de búfala com o leite de vaca e mostra que embora os dois possuam os mesmos nutrientes a quantidade encontrada em cada um deles é diferente. O de búfala é mais rico em cálcio, vitamina A e proteína, mas ao mesmo também possui níveis maiores de gordura e é mais calórico. Portanto, seu consumo é ainda menos indicado para pessoas para pessoas que querem emagrecer, embora seja mais nutritivo.

Outro ponto importante é que não possui caseína, o que significa que pode ser consumido por alérgicos a essa substância. Aqui no Brasil talvez a mussarela de búfala seja mais consumida que o seu leite, mas é preciso ficar atento ao rótulo da embalagem para ter certeza que o ingrediente não foi misturado com o leite de vaca para baratear o custo do produto.