Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Hortaliças de dezembro: descubra quais os melhores orgânicos para o mês
Guia Culinário 07/12/2018

Hortaliças de dezembro: descubra quais os melhores orgânicos para o mês

Dezembro já chegou e além do período das festas de final de ano, é hora de ficar atento aos principais alimentos do mês para usufruir o melhor da alimentação saudável – afinal, não é só de rabanadas que é feito o cardápio de quem quer seguir uma dieta regrada e rica em nutrientes.

Pensando nisso, para te ajudar a aproveitar essa época do ano, preparamos uma matéria especial indicando as melhores hortaliças, legumes e frutas para você consumir ao longo do mês. Quer descobrir quais são eles para enriquecer o seu prato? Confira e entenda as principais vantagens de cada um:

Abacaxi:

Como um dos principais nutrientes do abacaxi – uma das frutas de dezembro – é a vitamina C, ele faz bem para o coração, previne doenças como o câncer e ainda fortalece o sistema imunológico por aumentar os glóbulos brancos. Além disso, também garante uma maior saciedade no organismo por ter uma boa quantidade de fibras e tem ação anti-inflamatória para favorecer a recuperação muscular.

Ameixa:

Por ter as vitaminas do Complexo B entre seus componentes, a ameixa traz benefícios para o Sistema Nervoso Central – como melhora na concentração e na memória, por exemplo. Rica em potássio, ela também é indicada para quem pratica atividades físicas e precisa de um bom desempenho muscular, além de também reduzir o colesterol e ajudar a manter os níveis de glicose no sangue.

Melancia:

Com grande parte composta por água, a melancia é uma das frutas menos calóricas – aparecendo, então, como aliada para quem não quer ganhar peso. Assim como a ameixa, ela também faz bem para o cérebro por ter vitaminas do Complexo B em sua composição – mas não para por aí. Dentre as principais vantagens da fruta também está o fato de contar com agentes antioxidantes que beneficiam o coração, estimular a limpeza dos rins pela presença do potássio e ainda melhorar a visão por ser fonte de betacaroteno.

Abobrinha:

Por ter baixo teor de sódio e ser rica em fibras, a abobrinha é aliada de quem está em uma dieta para perder peso ou apenas quer seguir uma alimentação regrada. Além disso, também é indicada para a cicatrização por ter uma boa porcentagem de manganês; previne o câncer devido à presença de poderosos antioxidantes; e, tem fitonutrientes que fazem bem para a saúde da próstata.

Beterraba:

A beterraba é um dos alimentos mais nutritivos para você consumir em dezembro! Rica em carboidratos complexos, fibras, vitaminas e minerais, ela entrega vários benefícios específicos para a saúde. Dentre eles, está a diminuição da pressão sanguínea e do risco de problemas cardiovasculares, ganho de musculatura por aumentar a estamina, fortalecimento dos ossos, e controle do nível de glicose no sangue.

Pimentão:

Como as vitaminas A e C estão entre os principais nutrientes do pimentão, o fortalecimento do sistema imunológico é uma de suas principais vantagens. Mas, além disso, ele também ajuda na prevenção do câncer por contar com a ação de agentes antioxidantes, melhora a visão, faz bem para o coração, e fortalece ossos e músculos.

Brócolis:

Cozido no vapor, refogado, empanado ou misturado no arroz, o brócolis é uma boa opção para o seu cardápio de dezembro. Isso porque, além de seu sabor característico, ele também conta com várias vantagens para a saúde – como melhora na saúde do intestino, aumento da imunidade, prevenção do câncer, melhora no funcionamento do cérebro e combate à inflamações.

Hortelã:

Deixar as comidas mais refrescantes não é o único benefício do hortelã! A hortaliça também é capaz de garantir uma melhor digestão, resolver sintomas de problemas respiratórios, melhorar a memória, prevenir o câncer por também ter agentes antioxidantes e ainda aliviar dores em geral – como nos músculos, cabeça e estômago, por exemplo.

Couve-de-Bruxelas:

Para fechar a lista com as principais hortaliças para consumo no mês de dezembro, a couve-de-bruxelas não poderia ficar de fora. Supernutritiva, ela entrega os seguintes benefícios para o organismo: diminui o colesterol e aumenta a sensação de saciedade pelo alto teor de fibras, melhora a atividade do sistema cardiovascular, faz bem para o cérebro por ser rica em vitamina K e ainda aumenta a imunidade por ter vitamina C.