Melancia é a fruta de dezembro! Veja seus benefícios e outros alimentos do mês

A melancia é o grande destaque da safra de dezembro nesse ano! Saiba mais sobre essa saborosa fruta, seus benefícios, além de outros alimentos do mês.
A melancia é o grande destaque da safra de dezembro nesse ano! Saiba mais sobre essa saborosa fruta, seus benefícios, além de outros alimentos do mês.
Daniella Chein

Consultor:

Daniella Chein

Formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett, atualmente atua como coach e faz acompanhamento nutricional à distância

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Se para o ano o mês de dezembro é o final de um ciclo, para a safra de alimentos a época é apenas o começo de uma grande e poderosa produção. Período de temperaturas mais quentes com a chegada do verão, as frutas tropicais predominam nas feiras e hortifruitis. E, dentre elas, a nossa velha e querida melancia ganha um destaque especial por sua refrescância, capacidade de hidratação (possui 92% de água), sabor, versatilidade e, claro, nutrientes incríveis para o nosso bem-estar!

Seja consumida em sua forma natural, em sucos integrais (compondo até mesmo sucos vermelhos, o detox) ou acompanhando pratos e saladas, a melancia é, segundo a nutricionista Daniella Chein, sempre uma rica fonte de poderosos nutrientes, principalmente vitaminas A, B6 e C. Ela destaca a importância desses componentes:

"A vitamina A encontrada na melancia é importante para a saúde ocular e também aumenta as ações de combate à infecção dos glóbulos brancos, chamados linfócitos. A vitamina B6 ajuda na produção de anticorpos, que são parte fundamental do sistema de defesa do corpo humano. Já a vitamina C, ajuda a fortalecer as defesas do sistema imunológico contra infecções e vírus, e pode proteger o organismo de radicais livres prejudiciais, que podem acelerar o envelhecimento e provocar doenças como a catarata. É um alimento saudável, 2 xícaras de pedaços de melancia contém 25% das suas necessidades diárias de vitamina A e 30% de suas necessidades diária de vitamina C", explica a profissional.

Melancia também é rica em potássio

Além das vitaminas presentes na melancia, a nutricionista também destaca a presença do potássio, um mineral necessário para o equilíbrio de água no organismo. A fruta contém os níveis mais elevados de licopeno se comparada com qualquer outro vegetal (de 15 a 20 mg por porção). Daniella Chein ressalta a importância da fruta para ajudar na perda de peso e para beneficiar a saúde cardiovascular:

"A melancia ajuda a manter normais os níveis da pressão arterial em homens e é perfeita para quem deseja emagrecer, porque uma porção de 100 g tem apenas 80 calorias, nenhuma gordura e é rica em sabor e nutrientes importantes", analisa a nutricionista que deixa uma receita de um delicioso suco de melancia:

Suco de melancia para gestantes

Para as mulheres que esperam ansiosamente a chegada do ano novo para serem mamães, segundo Daniella Chein, a bebida é excelente para as grávidas se refrescarem e incluir importantes nutrientes no período da gestação: "Uma ótima opção para grávidas, já que a vitamina C também auxilia na utilização de ferro pelo corpo e é sabido que durante a gravidez, o corpo da mulher exige mais ferro do que o habitual para produzir todo o sangue necessário para fornecer nutrição para a placenta", ressalta a nutricionista.

Modo de preparo - Bata no liquidificador duas fatias de melancia, até que fique uma mistura homogênea. Peneire para descartar as semens e desfrute de um copo de suco natural delicioso. Evite acrescentar adoçantes ou açúcar, o suco natural é mais benéfico e nutritivo para o organismo.

Outros alimentos do mês de dezembro

Consumir alimentos do período de safra é de suma importância para garantir uma alimentação mais saudável e nutritiva. Isso acontece porque nessa época os alimentos estão no seu tempo de colheita, de forma natural, sem a necessidade da adição de agrotóxicos ou outros tóxicos prejudiciais à nossa saúde. Confira a lista dos alimentos que estarão em alta no mês do Natal:

- Frutas: Abacaxi, ameixa, banana, cereja, coco, figo, framboesa, graviola, kiwi, maracujá, manga, pêssego, romã e uva.

- Legumes: Abobrinha, beterraba, cenoura, cogumelo e vagem.

- Verduras: Alho-poró, almeirão, erva-doce, salsa, cebolinha e rúcula.

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