Hormônio GH é bom para o crescimento! Saiba em quais alimentos encontrá-lo

O hormônio GH estimula a reprodução das nossas células e é essencial para o crescimento
O hormônio GH estimula a reprodução das nossas células e é essencial para o crescimento
Adriana Lúcia van-Erven Ávila

Consultor:

Adriana Lúcia van-Erven Ávila

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo, é especialista em Nutrição em Cardiologia pelo InCor (Instituto do Coração) e em Distúrbios Metabólicos e risco Cardiovascular pelo CEU (Centro de extensão Universitária)

Você já parou para pensar em como o organismo funciona durante a fase de crescimento? Muita gente não sabe, mas o famoso "período de estirão" que ocorre na infância e adolescência depende do trabalho de muitas células, moléculas e, em especial, de uma proteína específica - o hormônio GH, também conhecido como hormônio do crescimento. Para saber mais sobre o assunto, nós conversamos com a nutricionista Adriana Ávila, que falou mais sobre os benefícios desse hormônio e como estimular a sua produção através da alimentação. Confira!

Afinal, o que é hormônio GH e quais são seus benefícios?

De acordo com a nutricionista Adriana Ávila, a principal função do hormônio GH é realmente estimular o crescimento do indivíduo. Por isso, é essencial que o organismo da criança ou adolescente disponha de bons níveis dessa proteína.

"O GH é o hormônio do crescimento, também conhecido como somatotropina ou somatotropina. Ele é uma proteína produzida pela glândula hipófise que estimula o crescimento e a reprodução das nossas células. Na fase de crescimento do ser humano, esse hormônio faz com que as células aumentem de número e volume. Os conjuntos das células vão formar os tecidos e estes, por sua vez, vão formar os órgãos e, assim, o organismo vai crescendo. O GH estimula a divisão e a multiplicação dos condrócitos da cartilagem nas extremidades dos ossos longos dos dedos, braços e pernas, promovendo o ganho de altura do indivíduo", explica a profissional.

Mas se engana quem pensa que o hormônio GH contribui apenas para o processo de crescimento. De acordo com a nutricionista, a atuação dessa proteína também é importante para outras funções do organismo. "Além disso, o GH aumenta a retenção de cálcio, a mineralização dos ossos, a massa muscular, promove a síntese de proteína para o crescimento de vários órgãos do corpo, estimula o sistema imunológico, diminui a utilização de glicose pelas células para a produção de energia e aumenta a utilização das gorduras para fornecer energia ao corpo, reduzindo o depósito de gordura nas células adiposas", complementa Adriana.

O que acontece caso haja deficiência de hormônio GH no organismo?

Para evitar que o hormônio GH fique em falta no organismo, a nutricionista destaca que é fundamental tomar alguns cuidados e medidas. "A deficiência de GH pode gerar a falta de crescimento normal do organismo, afetando a estatura do indivíduo. Deve-se fazer o acompanhamento médico do crescimento da criança e adolescente para verificar o que deverá ser feito com relação ao GH. Também é importante promover o sono adequado, a prática de atividade física e fornecer proteína na dieta", recomenda a especialista.

Como estimular a produção do hormônio GH através da alimentação?

Quando se trata de garantir uma produção de hormônio GH no organismo, é muito importante manter uma dieta variada, equilibrada e rica em alguns nutrientes específicos. "A vitamina A está relacionada com a liberação do GH e o zinco com a sua regulação. Por isso, é muito importante consumir esses dois nutrientes. A vitamina A pode ser encontrada nas verduras verde-escuras (espinafre, couve-manteiga e brócolis, por exemplo) e em alimentos alaranjados (como cenoura, abóbora, manga e mamão). Já o zinco pode ser encontrado nas carnes em geral, principalmente na bovina, nos frutos do mar, no fígado e em castanhas de um modo geral", afirma a nutricionista.

Além disso, para estruturar e fortalecer os ossos e músculos do corpo - o que é essencial durante a fase de crescimento -, também é importante ter uma dieta rica em proteínas. De acordo com a nutricionista, o consumo desse nutriente é considerado indispensável durante o período."É muito importante ter a ingestão adequada de proteína na dieta. Os alimentos fontes de proteína animal são o leite, queijo, iogurte, carnes em geral (boi, frango, peixe, entre outros) e os de proteína vegetal são as leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico ou soja)", finaliza Adriana.

Receitas:
Carne bovina
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