Verduras verde-escuras: como elas podem fazer bem para a saúde?

Conheça os benefícios das verduras verde-escuras para a saúde
Conheça os benefícios das verduras verde-escuras para a saúde

As verduras são alimentos ricos em nutrientes e, por isso, fundamentais para uma alimentação saudável. A quantidade de fibras, vitaminas e minerais presentes nesses vegetais faz com que eles sejam uma peça muito importante em qualquer dieta. Quando se trata das verduras verde-escuras, isso é ainda mais verdadeiro. Brócolis, rúcula, espinafre, agrião, acelga, couve... As verduras mais escuras devem ser incluídas nas refeições diárias, já que são ricas em nutrientes e trazem diversos benefícios para a saúde. Se você quer conhecer um pouco mais sobre as vantagens de incluir esse tipo de alimento na sua dieta, confira!

Fibras

Assim como a maior parte dos vegetais, as verduras verde-escuras são ricas em fibras. Esse nutriente traz vários benefícios para a saúde, como a regulação do sistema digestivo e a redução dos níveis de colesterol no sangue, além de serem aliados das dietas de emagrecimento. Isso porque as fibras fazem com que a sensação de saciedade dure mais tempo, reduzem o apetite e facilitam a ação intestinal. Além disso, uma dieta rica em fibras é importante para pessoas com diabetes tipo 2 - ou que tenham tendência a desenvolver a doença - já que retardam a absorção de açúcar e diminuem os níveis de glicose no sangue, evitando os picos glicêmicos após a refeição.

Vitaminas

As verduras folhosas escuras são, também, ricas em vitaminas. As vitaminas A e C estão presentes em quase todas e têm ação antioxidante - que evita o envelhecimento precoce - e ajudam a prevenir alguns tipos de câncer. Elas também ajudam a manter a saúde dos olhos, dos ossos e do sistema nervoso. Esses nutrientes melhoram a imunidade e previnem doenças cardiovasculares. A vitamina K também é muito presente em algumas verduras escuras, como alface, repolho, acelga, rúcula e espinafre. Elas também são uma excelente fonte de vitamina E e do complexo B.

Minerais

Se você busca uma alimentação rica em cálcio ou ácido fólico, aposte nas verduras escuras, que são excelentes fontes desses minerais. Esses vegetais também são ricos em ferro, auxiliando no combate à anemia. Potássio, magnésio e fósforo também são minerais muito presentes nesse tipo de alimento e que trazem diversos benefícios, como fortalecimento muscular e dos ossos.

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